Institucional

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.

 

Porque nós o usamos?

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).

Ouvidoria

 

Você sabe para que serve uma Ouvidoria? No contexto da gestão pública, a ouvidoria é um canal de comunicação principal entre os cidadãos e as várias instituições governamentais. Essa ferramenta possibilita um diálogo aberto com o poder público e o exercício do controle social pelo registro de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias relativas aos serviços públicos.

 

 

O Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral – CGE, vem se destacando em âmbito nacional por possuir uma Política de Ouvidoria, uma plataforma própria Ceará Transparente  e uma Rede de Ouvidorias composta por 63 Ouvidorias Setoriais, distribuídas em cada órgão ou entidade do Governo do Estado.

 

 

A Ouvidoria da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues é uma Ouvidoria Setorial do Poder Executivo Estadual, integrante da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará, que viabiliza um canal de comunicação entre os cidadãos e colaboradores com a gestão do órgão, dando tratativas às manifestações recebidas. É um setor vinculado diretamente à superintendência da ESP, que, ao receber a manifestação, encaminha para o setor responsável, estabelece um prazo de resposta, acompanha o andamento, realiza mediação, analisa a resposta e retorna ao cidadão com maior brevidade, sempre buscando apresentar uma resposta efetiva.

 

 

Participe!

 

 

 

Informações Relevantes

 

 

Em que situações usar a Ouvidoria?

 

Você pode contribuir com a melhoria dos serviços públicos apresentando sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias referentes à, por exemplo:

– Seleções Públicas;

– Certificações / Declarações;

–  Estrutura e funcionamento dos órgãos e equipamentos públicos estaduais (escolas, hospitais, delegacias etc);

– Oferta e qualidade dos serviços públicos prestados pelo Governo do Estado (saneamento básico, carteira de motorista, merenda escola, manutenção de estradas, segurança pública etc);

– Irregularidades administrativas e funcionais no âmbito da administração pública, tais como desvio de recursos públicos e improbidade administrativa.

 

Como e onde registrar uma manifestação?

 

– Central de Atendimento Telefônico: Número 155 (das 07 às 20 horas de segunda a sexta-feira)

– Plataforma Eletrônica: www.cearatransparente.ce.gov.br

– E-mail: ouvidoria@esp.ce.gov.br

 

Qual prazo para resposta?

 

As manifestações de Ouvidoria devem ser respondidas ao cidadão no prazo de até 20 dias corridos, podendo ser prorrogada por mais 10 dias, se necessário.

 

Esse serviço é gratuito?

 

Sim, é gratuito! Participe, acompanhe e faça valer o seu direito de cidadão. Exercite o controle social contribuindo com o governo do Estado, sugerindo, elogiando, solicitando, reclamando e denunciando para a melhoria do dos serviços.

 

Como posso acompanhar o atendimento da minha manifestação?

 

– Ligando para a Central 155 no horário de 07 às 20 horas de segunda a sexta-feira;
– Acessando www.cearatransparente.ce.gov.br, com o número do protocolo e a senha.

 

Carta de Serviços do Cidadão, O que é?

 

É uma Ferramenta que tem por objetivo informar os serviços prestados pelos órgãos/entidades do poder público ao cidadão.

Você encontra informações dos locais, dias e horários de atendimento, taxas e onde pagar, quais documentos necessários para a realização do serviço, endereços e localização dos órgão/entidades públicas estaduais.

 

Em que situações usar a Carta de Serviço ao Usuário?

 

Expedição e segundas vias de documentos pessoais, como:

– Carteira de Identidade,
– Carteiras de Habilitação – CNH;
– Boletos da conta de Água e Energia;
– Emissão de Certidões, dentre outros serviços.

 

Onde acessar a Carta de Serviço do Cidadão?

 

Canal de Atendimento Gratuito:

Carta de Serviço do Cidadão

 

Ouvidoria Setorial da ESP/CE 

 

Entre em contato com a ouvidoria da ESP/CE
Telefone: 3101-1428
E-mail:ouvidoria@esp.ce.gov.br
Endereço: Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles, Fortaleza/CE
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feiras, das 08 horas às 17 horas

 

Ouvidora Setorial

Dellane Emanuelle Pinheiro Gadelha Damasceno

e-mail: emanuelle.damasceno@esp.ce.gov.br


Ouvidora Substituta

Hanna Rafaela de Lima Vieira

e-mail: hanna.rafaela@esp.ce.gov.br

 

Boletim Quadrimestral 2021

 

 

Boletim Quadrimestral 2023 

 

 

Relatórios Anuais

 

 

Canais de Atendimento Gratuitos

 

Participe, acompanhe e faça valer o seu direito de cidadão. Exercite o controle social contribuindo com o Governo do Estado, sugerindo, elogiando, reclamando e denunciando para a melhoria do dos serviços. Acesse Ceará Transparente ou envie e-mail para: ouvidoria@esp.ce.gov.br. Você também pode acessar os canais que seguem abaixo.

 

E-mail: ouvidoria@esp.ce.gov.br

Portal Ceará
Central 155 
Ceará App
Instagram 
Facebook

 

 

Histórico

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) comemora os seus 25 anos de fundação. Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/CE foi criada em 22 de julho de 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). Ela nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Desde o começo, a ESP/CE teve o desafio de compor e acompanhar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes, e hoje, 25 anos depois, essa atuação se amplia e se solidifica em municípios por todo o Ceará.

Sua oferta de cursos, de nível técnico e especializações, tem capacitado profissionais e trabalhadores de saúde do Ceará, a maioria deles do interior do Estado. A Residência Médica ampliou o número de vagas e criou novos programas no Hospital Regional do Cariri, na Rede Municipal de Saúde de Fortaleza e de Iguatu. Também foi criada a Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) que, hoje, é composta por diversas ênfases de Residências Multiprofissionais.

 

“Grupo dos Onze”

 

Os primeiros passos para a criação da ESP/CE foram dados em 1993, com a formatação do Regulamento da Escola Técnica, embrião da Escola. Neste ano, foi constituído “O Grupo dos Onze”, formado por técnicos da SESA e educadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), que teve como missão discutir a implantação da instituição.

Proporcionar maior acesso à formação, à capacitação e ao desenvolvimento das habilidades e competências dos profissionais de saúde a fim de atender às novas exigências e necessidades do SUS, era o pensamento norteador do projeto inovador e ousado de criação da ESP/CE.

Formar gestores, planejadores, avaliadores e técnicos especializados nas áreas de saúde foi, então, imperativo para caminhar a passos largos com o processo de consolidação do SUS no Ceará. Nessa perspectiva, em 22 de julho de 1993, o então governador Ciro Gomes sancionou a lei Nº 12.140, de criação da instituição, configurando-se como um ato de visão, tornando real o sonho construído por todos.

Dessa forma, o Ceará ganhou uma Escola voltada para educação continuada dos profissionais de saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimentos científicos na área da saúde pública.

Ao comemorar 25 anos, a ESP/CE apresenta o cenário de um centro de excelência de disseminação do conhecimento. Ao longo de sua trajetória, construiu mecanismos para um novo espaço na educação, na gestão e na atenção à saúde. Enfrentou momentos de desafios, obstáculos e adversidades. Mas, sobreviveu, desenvolvendo e lutando pelo seu processo contínuo de desenvolvimento sustentável, por construir sua história embasada em valores que funcionam como pilares de transparência, confiança, responsabilidade e compromisso individual, inovação e dedicação de seus recursos humanos. Enfim, tem cumprido com sua nobre missão de habilitar trabalhadores para as crescentes demandas do SUS.

 

Ações

Desde sua fundação em 1993, a ESP/CE desenvolve atividades no processo de capacitação e educação continuada de gestores para o sistema de saúde do Estado. Ao longo de sua trajetória, a ESP/CE promoveu não somente ações de capacitação e formação de recursos humanos do Sistema Único de Saúde, como também construiu mecanismos e aberturas para um novo espaço na educação, na gestão e na atenção à saúde.

As atividades programáticas relacionadas aos projetos de Residências e Educação Permanente em Saúde são executadas pelas equipes dos Centros de Residência, Vigilância, Gestão e Atenção à Saúde, coordenadas pela Diretoria de Pós-Graduação. As ações referentes a educação iniciada e continuada e de formação técnica e pós técnica são da competência da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).

O compromisso com a promoção, estímulo à realização de trabalhados científicos, na área da saúde, assim como a produção e disseminação deste conhecimento são dinamizados pelo Centro de Investigação Científica (Cenic). A organização do sistema educacional é planejada, monitorada e avaliada pelo Centro de Desenvolvimento Educacional (Cedes). O suporte de Tecnologia de Informação é realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic). O gerenciamento do controle e atualização das atividades acadêmicas é feito pela Secretaria Escolar (Seces).

Para assegurar o cumprimento de sua missão, a ESP/CE formaliza convênios, contratos e estabelece parcerias estratégicas. A instituição estruturou um Escritório de Projetos que é responsável por reunir todo o portifólio de projetos, planejar, avaliar, conduzir, organizar, controlar e finalizar as atividades dos mesmos e de forma a alcançar seus objetivos. Os processos gerenciais relativos ao desempenho operacional e o alcance dos objetivos estratégicos são acompanhados, monitorados e avaliados pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins).

Escolhido como Patrono da Escola de Saúde Pública, o Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues será sempre lembrado por ter sido um profissional abnegado e amante da Medicina e, também, por suas qualidades de professor dedicado e exemplar, considerado por muitos como tendo sido um reformador do ensino médico no Ceará.

 

O Patrono da ESP/CE

 

Graduado em 1960, no Rio de Janeiro, Paulo Marcelo iniciou sua carreira universitária em 1962, como instrutor de ensino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, tendo sido também professor colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Além de suas atividades acadêmicas, o professor Paulo Marcelo foi membro das Sociedades Brasileiras de Gastroenterologia, de Nefrologia e de Cardiologia e teve trabalhos publicados nas áreas do ensino e do pensamento médico. Foi presidente do Centro Médico Cearense, em um momento de grandes transformações e sua gestão representou um marco na história dessa entidade médica.

Vítima de enfarte fulminante, faleceu no dia 8 de janeiro de 1989. Deixou mulher, três filhos e muitos médicos formados, que seguiram os caminhos do seu trabalho na Medicina e na Educação em Saúde.

Estrutura Organizacional

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), criada pela Lei nº12.140, de 22 de julho de 1993, com competência redefinida de acordo com o inciso IV do art. 78 da Lei nº 13.875, de 7 de fevereiro de 2007, e reestruturada de acordo com o Decreto nº 30.602, de 15 de julho de 2011, é uma entidade da Administração Indireta Estadual, de natureza autárquica, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), regendo-se por regulamento próprio, pelas normas internas e a legislação pertinente em vigor.

 

Em 10 de maio de 2021, por meio de alteração na Lei nº 17.476, constituiu-se como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), cuja finalidade é desenvolver atividades no campo do ensino, da extensão, inteligência, pesquisa básica ou aplicada de caráter científico. Assim, a ESP/CE renovou sua estrutura e o seu modelo de negócio, organizando-se a partir de Eixos Estratégicos para as suas novas ações: Educação e Extensão; Desenvolvimento Educacional; Pesquisa em Saúde; Inovação e Tecnologia; Inteligência em Saúde; e Gestão e Governança.

 

A busca por melhores resultados é fundamental para que qualquer organização se mantenha sustentável, tanto no setor público ou privado. Desse modo, a definição da Missão, Visão e Valores representa a intenção estratégica, o pensar sistêmico, que deve influenciar o comportamento e as atitudes dos colaboradores da ESP/CE. A disseminação e internalização tem sido alvo permanente de monitoramento e avaliação no sentido de aferir se estamos no rumo certo.

Conselho Consultivo

 

Instituído em outubro de 2001, o Conselho tem por atribuição avaliar o planejamento e desempenho institucional; estabelecer diretrizes para cooperações técnicas e parcerias; analisar e aprovar linhas de intercâmbio com outros órgãos de pesquisa e representar os interesses institucionais junto à sociedade e órgãos governamentais.

 

Órgão colegiado de direção superior da ESP/CE, o Conselho Consultivo é composto por representantes de organizações que se configuram como parceiros da ESP/CE e por membros da sociedade civil, cuja trajetória em diversos campos doou-lhes a capacidade de visualizar necessidades estratégicas e tendências de desenvolvimento em áreas relevantes para a instituição.

 
 

Membros do Conselho Consultivo da ESP/CE