Inovação

 

Inovar em saúde significa desenvolver e implementar novas soluções que envolvem ciência, tecnologia, e gestão para melhorar a qualidade dos serviços e produtos de saúde. O objetivo é fortalecer o papel do Estado na promoção do bem-estar da população, aproveitando sua experiência para encontrar soluções eficazes para os desafios da saúde.

 

 

Quem somos

 

Desde 2021 somos uma instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) que tem por finalidade desenvolver atividades no campo do ensino, da extensão da pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico, da inovação em saúde pública. A gestão, implementação, revisão e manutenção da Política de Inovação é de responsabilidade da Gerência de Inovação, estrutura vinculada administrativamente à Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde (Dicit), que se configura como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP/CE.

 

Portfólio de projetos, produtos e serviços

 

Rede de Inovação Aberta em Saúde 

A rede consiste no desenvolvimento de projetos integrados de pesquisa e inovação na área da saúde em um modelo de inovação aberta. Por meio da dela, pesquisadores, profissionais de saúde e o setor industrial podem atuar conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas, como invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, entre outros.

 

O Laboratório de Inovação do SUS no Ceará foi criado para realizar ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P.D&I) relevantes à saúde no Estado. Configurou-se como uma estratégia do Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE, atuando com base na Política de Inovação da autarquia, na legislação em vigor, bem como nas melhores práticas científicas.

 

Veja a Portaria de criação do Felicilab

 

Soluções desenvolvidas  por meio do processo de trabalho “Laboratório de Inovação do SUS no Ceará”

 

 

 

O iSUS é um produto digital criado para ser um cinto de utilidades e apoiar os profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus cotidianos, diante dos desafios de urgência, emergência e proteção à vida.

 

O objetivo é entregar informações, serviços e oportunidades, de forma automatizada, personalizada e segura, na palma da mão dos profissionais, otimizando seu tempo e apoiando a tomada de decisões baseadas em dados e evidências científicas.

 

 

 

A Oficina de Design de Serviços, realizada no período de 28 a 30 de junho de 2022, na Biblioteca Estadual do Ceará, utilizou uma metodologia inovadora de análise colaborativa, para o diagnóstico e priorização de problemas institucionais da ESP, desenvolvida pelo time de Design da ESP, em um processo de trabalho intitulado “Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab”.

 

Por meio da escuta qualificada, a oficina teve por objetivo a sistematização de problemas identificados pelas áreas da ESP para a estruturação de soluções que atendam aos objetivos institucionais.

 

A iniciativa foi desenvolvida e aplicada no serviço público e é adaptável a qualquer ambiente institucional, público ou privado, que necessite mapear, priorizar e superar os desafios.

 

Desenvolvido para apoiar a transformação digital da saúde no estado do Ceará, o ID Saúde possibilita que as pessoas acessem, com um único login e senha, todas as ferramentas digitais desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

 

 

 

O Qualiquiz é uma ferramenta que permite a realização de testes individuais online, possibilitando aos profissionais e gestores mensurar o alcance de suas competências necessárias para desempenhar suas atividades profissionais. Dessa forma, é possível identificar fragilidades e lacunas na qualificação dos trabalhadores da área da saúde no estado, contribuindo para uma melhor compreensão das necessidades de formação e aprimoramento. Com base nessas informações, podem ser propostas formações mais efetivas e adequadas às demandas específicas de cada profissional ou equipe.

 

O Qualiquiz faz parte de um conjunto de iniciativas previstas para o projeto “Soluções Digitais”, executado em um processo de trabalho intitulado “Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab” e está contemplado pelo Programa Gestão da Rede de Conhecimento, Educação e Tecnologia em Saúde, no Eixo Inovação e Tecnologia do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

 

 

A Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov)

 

A Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov), com o Decreto n° 34.539, publicado no Diário Oficial do Estado em fevereiro de 2022, passa a ser a única Gerência da Diretoria de Inovação e Tecnologias, substituindo o até então Núcleo de Tecnologia da Informação e da Comunicação, e ampliando sua função.

 

O NUTIC existia para gerenciar as políticas de uso e segurança das tecnologias utilizadas na ESP/CE, além de cuidar da manutenção e da proteção dos dados pertencentes à instituição e assegurar suporte tecnológico para todos os setores e iniciativas. A Ginov incorpora essas atribuições e também todas as outras relacionadas à implementação da Política de Inovação da ESP/CE.

 

Linha do Tempo

 

A história da Inovação na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)  é contada através da linha do tempo da inovação.

 

[iframe src=”https://padlet.com/nit21/b8n59qzm0pz5dlrw” width=”900″ height=”550″ scrolling=”auto” ]

 

PublicAções

 

 

Articulação de redes

 

Parcerias:

Ao longo de oito meses, de maio a dezembro de 2021, a ThoughtWorks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia de software, forneceu gratuitamente conhecimento e recursos humanos para o desenvolvimento do aplicativo iSUS e da Central de Ventiladores Mecânicos. Com eles aprendemos a implementar métodos ágeis nos ciclos de desenvolvimento, cerimônias possíveis e necessárias, e atribuição de valor de negócio às entregas de desenvolvimento.

 

Em novembro de 2021 foi publicado o Acordo para o estabelecimento de cooperação mútua entre o IDESCO e a ESP/CE para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em um modelo de inovação aberta por meio da instituição do Laboratório de Prototipação em Saúde – LPS, a ser instalado nas dependências físicas do IDESCO.

 

Em dezembro de 2021 foi publicado o Acordo para o estabelecimento de mútua cooperação entre o SENAI/DR-CE e a ESP/CE para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) e as ações da Central de Ventiladores e Engenharia Clínica, instituída pela Portaria nº 362/2021 – SESA/CE, no intuito de auxiliar o Estado do Ceará no combate a pandemia por covid-19.

Com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ingressamos no Programa de Mentoria em Propriedade Industrial (PI), que tem por finalidade a execução de um conjunto integrado de ações de disseminação, formação e orientação aos usuários participantes, com vistas à ampliação do entendimento acerca da importância da PI para o desenvolvimento das ações de inovação. Por meio dessa parceria, diversos colaboradores estão sendo capacitados para compreender e implementar atividades como registro de patentes, transferência de tecnologias, entre outras.

 

Eventos

 

Prêmios:

 

25° Concurso Inovação no Setor Público

Finalista no 25º Concurso Inovação no Setor Público, com a iniciativa “Felicilab – inovação com criatividade e efetividade”. A Cerimônia de Premiação do 25º Concurso Inovação aconteceu durante a Semana Nacional de Inovação|2021, no dia 12/11/2021 (sexta-feira), das 10h00 às 12h00. Ficamos entre as seis iniciativas finalistas na Categoria 3 – Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal.

 

Documentos importantes

 

Aqui estão disponíveis, em ordem cronológica, os principais documentos publicados no Diário Oficial relacionados à inovação na ESP/CE. Leis, portarias, resoluções, com seus respectivos links e indicações de páginas, que podem servir como fonte de pesquisa e consulta para o controle e participação social.

Vejam quais são esses documentos.

 

 Notícias da Inovação

 

Acesse aqui todas as Notícias da Inovação publicadas na plataforma da ESP/CE.

 

Contato

nit@esp.ce.gov.br