Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps)

 

A Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE tem como propósito fortalecer a prestação do cuidado à sociedade com excelência por meio do desenvolvimento de capacitação, qualificação e formação da força de trabalho em Saúde com excelência para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O setor é responsável por coordenar a execução das ações de Educação Permanente em Saúde, por meio do desenvolvimento de cursos nas modalidades Básico, Atualização, Aperfeiçoamento, Técnico e Pós-técnico para os trabalhadores de nível médio e superior, bem como gestores e controle social.

 

Como principais avanços destaca-se a regionalização, descentralização e interiorização dos processos de formação, alinhadas com as prioridades sanitárias das regiões de saúde.

 

Em 2023, a Dieps assumiu o compromisso de executar mais de 50 cursos, totalizando mais de 4 mil vagas disponibilizadas em diversas modalidades para as cinco Regiões de Saúde do Estado. Entre as principais entregas vinculadas à Dieps estão: implementação da Rede Saúde Escola (Rese), por meio da capacitação profissional dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (Neps); fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), por meio do Projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps); Fortalecimento da Vigilância em Saúde, por meio do desenvolvimento de cursos nas áreas da Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador, Ambiente e Sanitária; promoção da educação profissional técnica de nível médio em Saúde; entre outras. Para o alcance dessas metas, a Dieps conta com duas gerências: a de Educação Permanente em Saúde (Geduc) e a de Educação Profissional em Saúde (Gepro).

 

 

 

 

Diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde

Suzyane Cortês Barcelos