PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Gerência de Educação Profissional em Saúde

 

A Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro), como parte integrante da Diretoria de Educação e Extensão (Deduc), atua na formação e capacitação de recursos humanos de nível médio para o Sistema Único de Saúde, contribuindo para a valorização e qualificação dos trabalhadores que compõem a rede de saúde do estado do Ceará.

 

A área é responsável pelo desenvolvimento de programas de formação e educação permanente para trabalhadores(as) do SUS e da comunidade, em nível de educação básica, bem como pesquisa e extensão, a partir das necessidades sociais e do SUS, integrando as redes colaborativas e fortalecendo o Sistema Saúde-Escola.

 

Competências

 

A Gerência de Educação Profissional em Saúde (GEPRO), como parte integrante da Diretoria de Educação e Extensão (Deduc), atua na formação e capacitação de recursos humanos de nível médio para o Sistema Único de Saúde, contribuindo para a valorização e qualificação dos trabalhadores que compõem a rede de saúde do estado do Ceará.

 

A gerência tem como uma de suas principais competências a promoção da educação profissional técnica de nível médio em saúde, contribuindo para a valorização da qualificação e habilitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e da comunidade em geral.

 

A área se responsabiliza também pelo desenvolvimento de programas educacionais de nível médio na área da saúde, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância, visando à transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho. Além de coordenar o processo de construção e desenvolvimento de programas educacionais de formação profissional técnica e educação permanente para profissionais de nível médio e elementar, com o suporte técnico da Diretoria de Desenvolvimento Educacional em Saúde.

 

Entre outras competências, a Gepro organiza, por meio de parcerias e em consonância com a legislação pertinente, o processo de estágio curricular dos programas de formação profissional técnica visando a integração ensino-serviço-comunidade. Na medida em que também atua no Estado do Ceará por meio da descentralização de cursos, considerando o papel das instituições formadoras nas diferentes regiões de saúde, fortalecendo as redes colaborativas.

 

Cursos ofertados em 2022

 

Curso Básico de Vigilância e controle urbana e silvestre

 

Curso Básico de Vigilância da Leptospirose

 

Curso Básico Rede de Proteção à Infância e Adolescência em Situação de Violência

 

Curso de Diagnóstico Laboratorial para Esquistossomose

 

Curso Técnico em Órteses e Próteses

 

Curso Vigilância e Controle das Arboviroses

 

Cursos de Formação em Auxiliar de Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais
Peçonhentos

 

Articulação de redes

 

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

 

Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

 

Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce

 

Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da
Trabalhadora – Sesa

 

Rede Pontos de Luz – Sesa

 

Gerente de Educação Profissional em Saúde

Vanessa Alencar de Araújo
Telefone: (85) 3101.1409