Gerência de Educação Profissional em Saúde

 

A Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro) atua na formação e capacitação de profissionais que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando a educação profissional técnica de nível médio, com o objetivo de desenvolver programas de formação de Educação Permanente alinhadas às necessidades sociais e sanitárias do SUS, além de integrar as redes colaborativas e fortalecer o Sistema Saúde-Escola.

 

Principais Projetos Educacionais Vinculados

 

Vigilância e Controle das arboviroses

O Projeto objetiva desenvolver e/ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do vetor de Dengue, Zika e Chikungunya, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante o trabalho de campo e visitas domiciliares. É ofertado em formato híbrido, com aulas assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e aulas síncronas (Google Meet), para as superintendências de Fortaleza, Sertão Central e Sertão de Canindé. O público participante é composto por Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de Saneamento (AISAN) do Ceará.

 

Entomologia Médica

O Projeto objetiva formar profissionais que trabalham diretamente nas endemias ou em outros setores, mas ligados à saúde pública das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e dos municípios que os compõem. As vagas são disponibilizadas para as regiões de saúde do Sertão Central e Litoral Leste. Os cursos acontecem nas modalidades presencial e a distância.

 

Rede de Proteção a Violência infantil e adolescência

O Projeto objetiva desenvolver a compreensão básica sobre as características da violência em crianças e adolescentes, envolvendo aspectos peculiares à vítima, à dinâmica familiar e à rede de proteção, além de delimitar as competências dos serviços na atenção aos casos de violência contra crianças e adolescentes e possibilitar o reconhecimento dos serviços da rede de proteção existentes nos municípios e o potencial dos mecanismos. É direcionado para profissionais que compõem o sistema de garantia de direitos das redes de proteção à infância e adolescência no estado do Ceará, nas áreas de saúde, educação, assistência social, Ministério Público e Conselhos Tutelares. O curso tem uma carga horária total de 60 horas, distribuídas em um único módulo, oferecido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, com aulas síncronas e assíncronas para as regiões de saúde do Litoral Norte, Litoral Oeste, Sertão de Sobral e Centro-Sul.

 

Vigilância e Controle de Endemias

 

O projeto objetiva capacitar Agentes de Combate às Endemias e profissionais de nível médio e superior para desenvolver as atividades de identificação, diagnóstico e controle das doenças endêmicas no âmbito dos municípios prioritários das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs). É direcionado para supervisores, coordenadores e agentes de combate às endemias das coordenadorias e municípios das cinco Regiões de Saúde do Estado.

 

Órtese, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção

 

O projeto objetiva capacitar profissionais fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e médicos ortopedistas lotados nas policlínicas regionais e centros especializados em reabilitação e municipais do Ceará, para atuar com autonomia e competência na avaliação, prescrição e adaptação em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção, considerando os princípios e as diretrizes do SUS para o fortalecimento da rede de cuidado à saúde da pessoa com deficiência. O curso possui carga horária de 180 horas, sendo dois módulos divididos em nove unidades com atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e encontros presenciais a cada quinze dias, sendo às quintas, sextas e aos sábados. As vagas são disponibilizadas para as Superintendências de Saúde de Fortaleza, Norte, Cariri, Sertão Central e Litoral Leste.

 

Qualificação em Necropsia (SVO)

 

O projeto objetiva qualificar profissionais em anatomia e necropsia para prestar serviço de natureza contínua ou emergencial no auxílio ao esclarecimento da causa mortis, com ética e respeito diante do trabalho a ser desenvolvido. Direciona-se para trabalhadores de saúde que, prioritariamente, compõem o quadro funcional do SVO, com interesse em trabalhar nas atividades de necropsia, que apresentem os seguintes pré-requisitos: escolaridade mínima do Ensino Médio e idade superior a 18 anos. A modalidade do curso é presencial e ocorre na Grande Fortaleza.

 

Transplantes

O projeto objetiva capacitar técnicos de enfermagem para preparo, execução e apoio ao paciente e equipe de transplante para o diagnóstico de morte encefálica. O curso acontece no formato presencial e as vagas são ofertadas para as Superintendências de Saúde de Fortaleza, Norte, Cariri, Sertão Central e Litoral Leste. O público participante são técnicos de enfermagem que acompanham a equipe de transplante de órgãos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

 

 

 

Gerente de Educação Profissional em Saúde

Vanessa Alencar de Araújo
Telefone: (85) 3101.1409