Gerência de Pesquisa em Saúde

 

Instituída em fevereiro de 2022, a Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) tem como propósito garantir e promover o avanço da ciência, criando e fortalecendo redes colaborativas de produção e disseminação do conhecimento. Tudo isso visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade cearense.

 

Esse movimento vem ampliando a disseminação do conhecimento para profissionais do sistema de saúde do estado do Ceará e instituições de ensino superior, coordenando ciclos de palestras proferidas por renomados pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, com temas relevantes da saúde coletiva.

 

O Gepes também contempla, além de um Comitê de Investigação Científica e um Comitê de Ética em Pesquisa, novas áreas de interação com a sociedade, como por exemplo, a Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (BESP) e o Periódico Científico Cadernos ESP.

EDITAL DE CHAMADA Nº 01/2022 – CHAMAMENTO PÚBLICO PARA AVALIADORES DO 2º CONCURSO MUNICÍPIO INOVADOR DO PROGRAMA CUIDAR MELHOR CEARÁ

1º ADITIVO AO EDITAL (19.12.22) – INSCRIÇÕES PRORROGADAS E NOVO CRONOGRAMA 

 

 

Projetos em execução

 

Pesquisa em saúde

 

Elmo Registry: registro clínico e eletrônico para pacientes com covid-19 tratados com o capacete de respiração assistida – Elmo no Ceará

A partir deste projeto a ESP/CE espera construir um banco de dados sobre os efeitos do Capacete de Respiração Assistida Elmo no que diz respeito à sua elaboração, sistematização e análise de dados. Além de uma consistente produção de artigos científicos com resultados da pesquisa; realização de eventos para divulgação dos dados e resultados para a sociedade.

 

Rescovid: história clínica de pacientes Internados nos hospitais da Rede Sesa no período de 2020 e 2021

Por meio desse projeto, a ESP/CE organizará um banco de correlação entre comorbidades, complicações e sequelas de pacientes internados em hospitais cearenses. Além de poder contar com um banco de dados de follow-up de pacientes internados nos hospitais supracitados entre os anos de 2020 e 2021, constando evolução pós alta. Outras ações realizadas a partir dessa ação incluem a publicação de artigos científicos com resultados da pesquisa e a realização de eventos científicos de divulgação dos resultados do projeto para os gestores e a sociedade.

 

Biblioteca Modernizada

 

O projeto de modernização da Biblioteca da ESP (Besp) tem como resultados esperados a Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções e Regulamentação; o desenvolvimento de ações educacionais, capacitações, tutoriais e de assessoria editorial. Além de outros projetos ligados à promoção de atividades voltadas às temáticas Ciência, Saúde e Arte.

 

Entre os principais avanços alcançados pela área estão o desenvolvimento do sistema para emissão de ficha catalográfica de trabalhos oriundos da Escola; a articulação para disponibilização de plataforma com acesso à base de dados EBSCO; atividade de reorganização do espaço físico da biblioteca e de atualização dos serviços ofertados pela área, como acolhimento e suporte ao usuário, assessoria editorial, ações educacionais e de inclusão social.

 

História e Memória Institucional 

 

A Besp está buscando inovar, aperfeiçoar sua história e memória institucional por meio da participação de discentes, docentes, pesquisadores, trabalhadores, profissionais, gestores e comunidade. Esses aspectos culminam dentro da perspectiva de mudanças nos serviços ofertados, adentrando a ação cultural, educacional e social. Nesse sentido, o projeto História e Memória Institucional busca preservar os registros históricos dos fatos narrados e escritos da história e memória da ESP/CE nos diversos momentos pelos quais a saúde atravessou. Seja do ponto de vista dos avanços educacionais ou científicos que, de maneira significativa, proporcionaram a formação em saúde e os meios de comunicar, promover e prevenir as populações dos agravos a saúde existentes, seja pelos consideráveis avanços em todos os ramos da arte, saúde e cultura.

 

A iniciativa serve as gerações presentes e futuras para que possam avançar no sentido de outras descobertas, de novos avanços científicos e tecnológicos. Também é um ambiente tecnológico favorável e apto a disponibilizar a informação por meio impresso e virtual, contendo produções textuais (poesia, cordel, contos, obra literária ou científica, dentre outras), audiovisuais, registros fotográficos (séries, coleções ou únicas), documentos digitais, além de documentos jurídicos, ações culturais, vivências e atividades provenientes de diferentes fontes de informação. Busca germinar a perspectiva da biblioteca como parte integrante do fluxo de informações existentes na ESP/CE, que possam contar essa história como fonte de informação e pesquisa.

 

ProSa na Besp

Realizado mensalmente na Biblioteca da Escola de Saúde Pública, o evento objetiva abrir espaços dialógicos sobre as temáticas da saúde para favorecer a troca de conhecimento interprofissional, utilizando o espaço da biblioteca.

 

Cine Besp

Também mensal, o projeto busca sensibilizar, melhorar a compreensão e incentivar a ação, com objetivo contribuir para a educação e promoção da saúde.

 

Eu sou o livro

Idealizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde, a iniciativa objetiva criar um acervo de histórias humanas a partir das experiências de vida trazidas por diferentes pessoas da sociedade civil. A premissa é simples: em horário específico, os “livros humanos” estarão presentes para “serem lidos” no espaço da biblioteca da Escola. Assim, quem tem uma história para contar fica frente a frente com quem quiser ler aquela história, em um bate-papo no ambiente da biblioteca.

 

 

Projetos Vinculados

 

Produção Técnico-Científica

 

Farmácia clínica: consistindo no desenvolvimento de pesquisa de Gerenciamento da terapia anticoagulante e antimicrobiana com foco na eficiência clínica e financeira em unidades hospitalares de referência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

 

Ocorrência de diabetes mellitus e hipertensão arterial crônica na saúde da população indígena tapeba no município de Caucaia no período entre 2010 a 2020.

 

Produção técnico-científica em políticas de saúde para o Programa Cuidar Melhor.

 

Produção técnico-científica em políticas de saúde para a criação de um Guia de Práticas Inovadoras em Saúde no Ceará.

 

Revista científica Cadernos ESP: criada em 2005 pela ESP/CE, a publicação tem acesso aberto e gratuito para a submissão e publicação de artigos, com referência consolidada no campo da Saúde Pública ou Coletiva com interface entre a Educação, Tecnologias e Inovação. Atualmente a revista conta com a publicação de 296 manuscritos, sendo 146 artigos originais, 40 artigos de revisão, 68 relatos de experiência, atualização ou de inovação tecnológica. Além de atualizações na sua periodicidade, seguindo os padrões internacionais para periódicos de saúde; aquisição de novas indexações e implementação de novas ferramentas sociais. Acesse a página da publicação.

 

Rede Estadual de Pesquisa Clínica Implantada

 

A instituição da Rede Estadual de Pesquisa Clínica tem por finalidade coordenar, apoiar e monitorar os estudos clínicos realizados nas unidades de saúde da Secretaria da Saúde. Engloba os centros de pesquisa e inovação em saúde, as universidades e outras instituições.

Entre os principais resultados esperados do projeto, estão a instituição da Governança da Pesquisa em Saúde na Rede Sesa, a gestão do sistema de cadastro de pesquisa; a construção de um portfólio de Pesquisa Clínica no Ceará; o mapeamento dos principais investigadores por especialidades na secretaria; e o financiamento de estudos futuros.

 

Evidências

Idealizado como um espaço on-line de discussões sobre a realização de pesquisas desenvolvidas e em andamento, o “Evidências” socializa achados sobre estudos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições.

Estruturado a partir de uma série de seis encontros virtuais, a ideia do projeto é fomentar discussões em torno da aplicação da pesquisa clínica. Os pesquisadores interessados em participar das edições da iniciativa e compartilhar os resultados de seus estudos, podem registrar o interesse enviando resumo para o e-mail: gepes@esp.ce.gov.br.

 

Centro de Pesquisa Implantado

As atividades envolvendo o Centro de Pesquisa da ESP passam pelas ações do Laboratório Elmo. O equipamento é responsável pela realização de parcerias com outras instituições de ensino para promover a divulgação das pesquisas realizadas no laboratório, incluindo a realização de visitas técnicas; Reuniões para criação do Comitê Científico do Laboratório de Pesquisa Elmolab; Finalização da elaboração do Manual com a descrição do Laboratório de Pesquisa Elmolab – Normas e Orientações, visando a implantação do mesmo.

 

 

 

Gerência de Pesquisa em Saúde

Telefone: (85) 3101.1406