Residência em Saúde
Centro de Residência em Saúde
As residências em saúde constituem uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato senso (especialização), que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
As instituições de saúde ou ensino, apenas, estão habilitadas a ofertar programas de residência em saúde após aprovação pelas respectivas comissões a que estão subordinadas, ou seja, à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
Residência Médica
A Residência Médica (RM) foi instituída por Decreto Federal Nº 80.281, de setembro de 1977. Desse período até então, vem ocorrendo várias modificações inerentes às normas e aos processos pedagógicos, que regulamentam a Residência Médica e todo esse percurso fez com que, atualmente, essa fosse reconhecida como a melhor forma de educação médica.
Durante o processo formativo da residência, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço, composto por 2.880 horas, anuais em uma determinada especialidade, previamente, escolhida e, progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.
Nos programas vinculados à Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP-CE, a aprendizagem ocorre nas instituições de saúde da Rede da Secretaria de Saúde do Ceará – SESA, sob supervisão de profissionais vinculados aos serviços e possuidores de reconhecida competência técnica e ética aos quais denominamos preceptores.
Em 2012, a ESP-CE implantou um novo desenho de residência: os programas em Rede. Tal formato passou a ser desenvolvido dentro da rede terciária, onde já ocorriam ofertas de programas, mas, agora, acrescidos de ênfase nos treinamentos, realizados nos espaços de prática de níveis primário e secundário de atenção. Nesses níveis, não existiam Programas de Residência Médica até então. Por meio dos dois modelos formativos, ou seja, os programas em Rede e aqueles vinculados aos hospitais terciários, a Residência Médica tem contribuído para a capacitação de recursos humanos, que atuarão nos diversos pontos da Rede Atenção em Saúde.
Residência Multiprofissional
A Residência Multiprofissional – Residência Integrada em Saúde – RIS-ESP/CE é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado.
Foi criado a partir da promulgação da Lei n° 11.129, de 2005, e é conduzida político, pedagogicamente pela Escola de Saúde Pública desde a concepção em 2011.
A RIS-ESP/CE oferta educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram a área de saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
O objetivo da Residência Multiprofissional – RIS-ESP/CE é “ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.
A Residência Multiprofissional – RIS-ESP/CE, além das inovações implantadas nas redes de Saúde da Família, Atenção Psicossocial e Hospitalar do Estado, por meio da atuação dos profissionais de saúde-residentes, preceptores e tutores, dentre os destaques, citamos a atuação da Residência no campo da pesquisa, promoção da saúde, extensão, educação permanente em saúde, formação política e qualificação político-pedagógica.
Ações desenvolvidas
Formação continuada de preceptores em educação médica
Incentivo à elaboração, em conjunto, de currículos e sistema de avaliação, baseados em competências para os programas
Interiorização dos programas de residência
Seminário Estadual de Residência em Saúde, anualmente
Supervisão dos programas de residência e ampliação de campos de prática
Coordenação
Alciléia Leite de Carvalho
Telefone: 3101.1424
Email: alcilea.carvalho@esp.ce.gov.br