Residências em Saúde

 

 

As residências em saúde constituem uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu (especialização), que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As instituições de saúde ou ensino, apenas, estão habilitadas a ofertar programas de residência em saúde após aprovação pelas respectivas comissões a que estão subordinadas, ou seja, à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

 

Confira a seleção 2021 AQUI.

 

 

Residência Médica

 

A Residência Médica (RM) foi instituída por Decreto Federal Nº 80.281, de setembro de 1977. Desse período até então, vem ocorrendo várias modificações inerentes às normas e aos processos pedagógicos, que regulamentam a Residência Médica e todo esse percurso fez com que, atualmente, essa fosse reconhecida como a melhor forma de educação médica.

 

Durante o processo formativo da residência, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço, composto por 2.880 horas, anuais em uma determinada especialidade, previamente, escolhida e, progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.

 

Nos programas vinculados à Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP-CE, a aprendizagem ocorre nas instituições de saúde da Rede da Secretaria de Saúde do Ceará – SESA, sob supervisão de profissionais vinculados aos serviços e possuidores de reconhecida competência técnica e ética aos quais denominamos preceptores.

 

Em 2012, a ESP-CE implantou um novo desenho de residência: os programas em Rede. Tal formato passou a ser desenvolvido dentro da rede terciária, onde já ocorriam ofertas de programas, mas, agora, acrescidos de ênfase nos treinamentos, realizados nos espaços de prática de níveis primário e secundário de atenção. Nesses níveis, não existiam Programas de Residência Médica até então. Por meio dos dois modelos formativos, ou seja, os programas em Rede e aqueles vinculados aos hospitais terciários, a Residência Médica tem contribuído para a capacitação de recursos humanos, que atuarão nos diversos pontos da Rede Atenção em Saúde.

 

Resultados na formação dos residentes em saúde

 

 

 

No momento, as matrículas de 2022 foram encerradas.

 

 

Residência Multiprofissional

 

A Residência Multiprofissional – Residência Integrada em Saúde – RIS-ESP/CE é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Foi criada a partir da promulgação da Lei n° 11.129, de 2005, e é conduzida político, pedagogicamente pela Escola de Saúde Pública desde a concepção em 2011.

 

A RIS-ESP/CE oferta educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram a área de saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

 

O objetivo da Residência Multiprofissional – RIS-ESP/CE é “ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.

 

A Residência Multiprofissional – RIS-ESP/CE, além das inovações implantadas nas redes de Saúde da Família, Atenção Psicossocial e Hospitalar do Estado, por meio da atuação dos profissionais de saúde-residentes, preceptores e tutores, dentre os destaques, citamos a atuação da Residência no campo da pesquisa, promoção da saúde, extensão, educação permanente em saúde, formação política e qualificação político-pedagógica.

 

Ações desenvolvidas

 

Formação continuada de preceptores em educação médica

Incentivo à elaboração, em conjunto, de currículos e sistema de avaliação, baseados em competências para os programas

Interiorização dos programas de residência

Seminário Estadual de Residência em Saúde, anualmente

Supervisão dos programas de residência e ampliação de campos de prática

 

Documentos

 

Regulamento para moradia da residência médica COREME ESP 2012

Atualização do Regulamento para moradia da residência médica COREME ESP 2021

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC/TCR)

 

 

Gerente de Pós-Graduação em Saúde

Alciléa Leite Carvalho 
Telefone: (85) 3101.1424 | 3101.1415