Ouvidoria
Você sabe para que serve uma Ouvidoria? No contexto da gestão pública, a ouvidoria é um canal de comunicação principal entre os cidadãos e as várias instituições governamentais. Essa ferramenta possibilita um diálogo aberto com o poder público e o exercício do controle social pelo registro de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias relativas aos serviços públicos.
O Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral – CGE, vem se destacando em âmbito nacional por possuir uma Política de Ouvidoria, uma plataforma própria Ceará Transparente e uma Rede de Ouvidorias composta por 63 Ouvidorias Setoriais, distribuídas em cada órgão ou entidade do Governo do Estado.
A Ouvidoria da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues é uma Ouvidoria Setorial do Poder Executivo Estadual, integrante da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará, que viabiliza um canal de comunicação entre os cidadãos e colaboradores com a gestão do órgão, dando tratativas às manifestações recebidas. É um setor vinculado diretamente à superintendência da ESP, que, ao receber a manifestação, encaminha para o setor responsável, estabelece um prazo de resposta, acompanha o andamento, realiza mediação, analisa a resposta e retorna ao cidadão com maior brevidade, sempre buscando apresentar uma resposta efetiva.
Participe!
Informações Relevantes
Em que situações usar a Ouvidoria?
Você pode contribuir com a melhoria dos serviços públicos apresentando sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias referentes à, por exemplo:
– Seleções Públicas;
– Certificações / Declarações;
– Estrutura e funcionamento dos órgãos e equipamentos públicos estaduais (escolas, hospitais, delegacias etc);
– Oferta e qualidade dos serviços públicos prestados pelo Governo do Estado (saneamento básico, carteira de motorista, merenda escola, manutenção de estradas, segurança pública etc);
– Irregularidades administrativas e funcionais no âmbito da administração pública, tais como desvio de recursos públicos e improbidade administrativa.
Como e onde registrar uma manifestação?
– Central de Atendimento Telefônico: Número 155 (das 07 às 20 horas de segunda a sexta-feira)
– Plataforma Eletrônica: www.cearatransparente.ce.gov.br
– E-mail: ouvidoria@esp.ce.gov.br
Qual prazo para resposta?
As manifestações de Ouvidoria devem ser respondidas ao cidadão no prazo de até 20 dias corridos, podendo ser prorrogada por mais 10 dias, se necessário.
Esse serviço é gratuito?
Sim, é gratuito! Participe, acompanhe e faça valer o seu direito de cidadão. Exercite o controle social contribuindo com o governo do Estado, sugerindo, elogiando, solicitando, reclamando e denunciando para a melhoria do dos serviços.
Como posso acompanhar o atendimento da minha manifestação?
– Ligando para a Central 155 no horário de 07 às 20 horas de segunda a sexta-feira;
– Acessando www.cearatransparente.ce.gov.br, com o número do protocolo e a senha.
Carta de Serviços do Cidadão, O que é?
É uma Ferramenta que tem por objetivo informar os serviços prestados pelos órgãos/entidades do poder público ao cidadão.
Você encontra informações dos locais, dias e horários de atendimento, taxas e onde pagar, quais documentos necessários para a realização do serviço, endereços e localização dos órgão/entidades públicas estaduais.
Em que situações usar a Carta de Serviço ao Usuário?
Expedição e segundas vias de documentos pessoais, como:
– Carteira de Identidade,
– Carteiras de Habilitação – CNH;
– Boletos da conta de Água e Energia;
– Emissão de Certidões, dentre outros serviços.
Onde acessar a Carta de Serviço do Cidadão?
Canal de Atendimento Gratuito:
Ouvidoria Setorial da ESP/CE
Entre em contato com a ouvidoria da ESP/CE
Telefone: 3101-1428
E-mail: ouvidoria@esp.ce.gov.br
Endereço: Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles, Fortaleza/CE
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feiras, das 08 horas às 17 horas
Ouvidora Setorial
Dellane Emanuelle Pinheiro Gadelha Damasceno
e-mail: emanuelle.damasceno@esp.ce.gov.br
Ouvidora Substituta
Hanna Rafaela de Lima Vieira
e-mail: hanna.rafaela@esp.ce.gov.br
Boletim Quadrimestral 2021
- Boletim Geral da Ouvidoria Jan/Abr
- Boletim Geral da Ouvidoria Maio/Agosto 2021
- Boletim Geral da Ouvidoria Setembro/Dezembro 2021
Boletim Quadrimestral 2023
Boletim Quadrimestral 2024
Relatórios Anuais
-
- RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DE OUVIDORIA 2016
- RELATÓRIO ANUAL MONITORAMENTO LAI 2016
- RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DE OUVIDORIA 2017
- RELATÓRIO ANUAL MONITORAMENTO LAI 2017
- RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DE OUVIDORIA 2018
- RELATÓRIO ANUAL MONITORAMENTO LAI 2018
- RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DE OUVIDORIA 2019
- RELATÓRIO ANUAL MONITORAMENTO LAI 2019
- RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DE OUVIDORIA 2020
- RELATÓRIO ANUAL MONITORAMENTO LAI 2020
- RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DE OUVIDORIA 2021
- RELATÓRIO ANUAL MONITORAMENTO LAI 2021
- RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DE OUVIDORIA 2022
- RELATÓRIO ANUAL MONITORAMENTO LAI 2022
- RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DE OUVIDORIA 2023
- RELATÓRIO ANUAL MONITORAMENTO LAI 2023
Canais de Atendimento Gratuitos
Participe, acompanhe e faça valer o seu direito de cidadão. Exercite o controle social contribuindo com o Governo do Estado, sugerindo, elogiando, reclamando e denunciando para a melhoria do dos serviços. Acesse Ceará Transparente ou envie e-mail para: ouvidoria@esp.ce.gov.br. Você também pode acessar os canais que seguem abaixo.
E-mail: ouvidoria@esp.ce.gov.br
Portal Ceará
Central 155
Ceará App