Gestão Estratégica
Modelo de Governança
O modelo de governança em desenvolvimento na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) tem por base os princípios constitucionais da administração pública, estabelecidos no Artigo 37 da Constituição Federal, na sustentabilidade e clareza de papéis necessários para posicioná-la em sua trajetória de crescimento e geração de valor para sociedade.
O aprimoramento da governança é garantido por uma estrutura de gestão alicerçada em orientações de caráter legal e normativo para saúde, educação e gestão pública. As estratégias e planos, a organização administração e operacional e ainda, o monitoramento e avaliação de seus indicadores de desempenho, constituem os três pilares, que de forma integrada, contribuem para consolidação da efetiva gestão por resultado, voltada para a satisfação do cidadão, preconizada pelo Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP.
As principais decisões são tomadas pelo Conselho de Coordenação Técnico – Administrativo (Contec), órgão colegiado de caráter deliberativo, instituído com a finalidade de definir e coordenar as ações desenvolvidas pelos órgãos de execução programática e instrumental. Reúne-se ordinariamente, quinzenalmente e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente. As deliberações são tomadas por maioria dos votos, dos presentes às reuniões, sendo pelo menos, o mínimo de 10 (dez) membros. Suas decisões são registradas em atas próprias, assinadas pelos membros presentes. Na condução de suas atividades, o Presidente conta com a Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) e Assessoria Jurídica (Asjur) no esforço de assegurar o alinhamento das proposições às disposições legais da Administração Pública, às orientações estratégicas decorrentes dos instrumentos de planejamento governamental. Conta, ainda, com o apoio da Diretoria Administrativo-Financeira (Diafi).
A implementação dos processos gerenciais objetiva dar transparência, aprimorar o nível de confiança entre as partes interessadas, gerando impacto no valor, na sustentabilidade financeira, social, ambiental e em especial na própria governabilidade.
As atividades programáticas relacionadas aos projetos de Residências e Educação Permanente em Saúde são executadas pelas equipes dos Centros de Residência, Vigilância, Gestão e Atenção à Saúde, coordenadas pela Diretoria de Pós-graduação em Saúde (Dipsa). As atividades relacionadas à educação inicial e continuada e de formação profissional técnica e pós técnica são de responsabilidade da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps). O Compromisso com a promoção, estímulo à realização de trabalhos científicos, na área da saúde, assim como a produção e disseminação deste conhecimento são dinamizados pelos profissionais do Centro de Investigação Científica – Cenic. A organização do sistema educacional é planejada, monitorada e avaliada pela equipe do Centro de Desenvolvimento Educacional – Cedes. O suporte de Tecnologia da Informação é realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic)
O gerenciamento do controle e atualização das atividades acadêmicas pela Secretaria Escolar Seces. A ESP dispões de um Centro de Documentação e Biblioteca – Cedob. Para assegurar o cumprimento de sua missão, a ESP/CE formaliza convênios, contratos e estabelece parcerias estratégicas.
Tem estruturado um Escritório de Projetos responsável por reunir todo o portfólio de projetos, planejar, analisar, conduzir, organizar, controlar e finalizar as atividades dos mesmos de forma a alcançar seus objetivos. Os processos gerenciais relativos ao desempenho operacional e o alcance dos objetivos estratégicos são acompanhados, monitorados e avaliados pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins).
Principais usuários ou clientes
– Graduados e pós-graduados da área de saúde;
– Residentes em saúde;
– Estudantes de nível médio;
– Profissionais da Rede SUS;
– Trabalhadores da saúde;
– Instituições governamentais e não governamentais;
– Comunidade.
Principais produtos e serviços
– Educação Permanente em Vigilância da Saúde;
– Educação Permanente em Atenção da Saúde;
– Educação Permanente em Gestão em Saúde;
– Educação Profissional Técnica e Pós-técnica;
– Residência Médica e Multiprofissional;
– Produção Científica;
– Ações de extensão.
Proposta de Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) para a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE)
A proposta está em trâmite na Secretaria da Saúde (SESA) e aberta a contribuições pelo Conselho Estadual de Saúde – CESAU. Em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, será apresentada na próxima legislatura.
Propostas para uma nova ESP/CE e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde
As propostas foram assinadas pelo Comitê de Governança da ESP/CE.
Relatórios de Gestão
Normas, Regulamentos e Regimento da ESP/CE
Disposições legais da ESP/CE