PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Gerência de Educação Permanente em Saúde

 

 

A Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), integra-se aos objetivos das políticas nacionais e estaduais para a formação de gestão de pessoas para o Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido de transformar as práticas de saúde por meio da qualificação e desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores da área no Estado. 

 

Esse é um trabalho que se desenvolve considerando determinadas questões como as especificidades regionais, a superação de desigualdades regionais e necessidades de formação e desenvolvimento para o trabalho no setor saúde. Dentro dessa lógica, a gerência está inserida na principal missão da Escola de Saúde Pública do Ceará, que é qualificar a força de trabalho e fortalecer o SUS por meio da educação.

 

Projetos Vinculados

 

Rede Estadual Saúde Escola

 

A Rede Saúde Escola é uma estratégia  de gestão de educação na saúde, com o objetivo de transformar toda a rede de serviços sanitários, assim como os órgãos de gestão e participação social do SUS em espaços de formação e desenvolvimento profissional, implicados com a qualidade da atenção e coordenação do sistema de saúde,  ou seja, todos os serviços  públicos que integram o SUS são comunidades de aprendizagem.

 

Formação em Saúde Mental

 

O projeto “Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: avaliação, manejo e seguimento nos territórios” tem como objetivo aperfeiçoar profissionais de nível superior de saúde da rede pública e suplementar. 

 

Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará

 

Criado em 2019, o Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS/CE) tem como objetivos produzir, analisar e disseminar informações sobre Educação Permanente em Saúde (EPS) em nosso Estado.

 

DIGISUS

 

O Curso de Gestão, Planejamento, Regionalização e Informatização da Saúde (DIGISUS) tem como objetivo capacitar pessoas atuantes no Sistema Único de Saúde para desenvolver ações de Planejamento com enfoque nos seguintes contextos: Planejamento, Financiamento, Instrumentos de Gestão, Contratualização do Sistema Único de Saúde e Monitoramento de indicadores e metas das ações em Saúde. 

 

Articulação de redes

 

Parcerias:

 

ESP/CE e Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde

 

A parceria firmada entre as Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e a Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir) tem como objetivo proporcionar aos participantes dos cursos, profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o gerenciamento e operacionalização das ações de Vigilância em Saúde no escopo dos seus distintos componentes: Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente e Vigilância Epidemiológica, contribuindo para a compreensão e resolução de problemas identificados na realidade investigada.

 

Eventos

 

I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a Política de Educação Permanente em Saúde no Ceará, compartilhar os resultados do primeiro ano do Projeto de Implantação e Implementação da Rede Estadual Saúde Escola e promover a visibilidade do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS).

 

 

 

Gerente de Educação Permanente em Saúde 

Fabrício André Martins da Costa

Fone: (85) 3486.6409