ESP/CE alcança 1º lugar em ranking de desempenho das ouvidorias do Ceará

24 de março de 2022 - 10:00 # # # #

Texto: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Raiane Ferreira

Seguindo o bom desempenho alcançado nos últimos cinco anos, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conquistou o primeiro lugar no ranking de desempenho das ouvidorias setoriais do Ceará referente ao ano de 2021.  

Com pontuação de 9,067, a autarquia foi o órgão mais bem avaliado entre as ouvidorias setoriais do tipo 2, ou seja, aquelas que recebem entre 81 e 300 manifestações por ano. A ESP ficou à frente de instituições como o Conselho Estadual de Educação (CEE), que obteve nota 7,744 e da Secretaria das Cidades, cuja avaliação foi de 7,725.

Realizada anualmente pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), a avaliação visa identificar e aferir as ações e resultados da atuação das 61 ouvidorias do Poder Executivo Estadual, considerando as variáveis, metas e indicadores associados às ações desenvolvidas pelas ouvidorias setoriais durante o ano. 

O resultado da avaliação referente ao exercício de 2021 foi consolidado a partir dos dados coletados e analisados na plataforma Ceará Transparente e das informações extraídas dos relatórios periódicos das ouvidorias setoriais e dos relatórios de visitas técnicas às ouvidorias setoriais.

Para a ouvidora setorial da ESP/CE, Dellane Emanuelle Pinheiro Gadelha Damasceno, o ouvidor leva na sua missão o estabelecimento de um diálogo entre o cidadão e o Estado, sendo voz ativa do cidadão na instituição. “Desta forma, empatia, acolhimento, mediação, representação e imparcialidade são características fundamentais para o ouvidor desenvolver com afinco e excelência a sua função”, completa. 

Foram considerados os seguintes critérios para análise da avaliação: Resolubilidade das Manifestações; Boas Práticas de Ouvidoria/ Controle Social; Índice de Satisfação dos Usuários com a Ouvidoria; Relatório da Ouvidoria Setorial; Participação nas Reuniões da Rede de Fomento ao Controle Social; e Identificação Visual e Divulgação dos Contatos da Ouvidoria.

De acordo com o volume de manifestações recebidas no ano de 2021, as Ouvidorias Setoriais foram classificadas de acordo com a tipologia, em conformidade com o Decreto nº. 33.485/2020 e com a Portaria nº. 97/2020: Tipo 1, até 80 manifestações (19 Ouvidorias), Tipo 2, de 81 a 300 manifestações (12 Ouvidorias), Tipo 3, de 301 a 1.000 manifestações (17 Ouvidorias) e Tipo 4, acima de 1000 manifestações (13 Ouvidorias), recebidas durante o exercício.

Ouvidoria

A Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da ESP/CE é uma Ouvidoria Setorial do Poder Executivo Estadual, integrante da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará. A área viabiliza um canal de comunicação entre os cidadãos e colaboradores com a gestão do órgão, dando tratativas às manifestações recebidas. Através dos canais disponibilizados, é possível tirar dúvidas, fazer elogios, solicitações ou denúncias

A Ascoi está vinculada diretamente à superintendência da Escola, que, ao receber a manifestação, encaminha para o setor responsável, estabelece um prazo de resposta, acompanha o andamento, realiza mediação, analisa a resposta e retorna ao cidadão com maior brevidade, sempre buscando apresentar uma resposta efetiva. 

Os atendimentos podem ser presenciais por meio da Central de Atendimento ou do seu Sistema de Ouvidoria (SOU). Atualmente, o setor é composto pelas ouvidoras Dellane Emanuelle Pinheiro Gadelha Damasceno e Maria Elci Moreira Galvão.  Quem desejar entrar em contato com o setor na ESP/CE pode fazê-lo pelo telefone (85) 3101-1428, pelos e-mails: emanuelle.damasceno@esp.ce.gov.br / elci.galvao@esp.ce.gov.br ou pelo SOU.