Programa Médico da Família: ESP/CE diploma nova turma de especialização

Texto: Juliana Marques
Foto: Deborah Muniz

Formatura aconteceu na sede da ESP/CE em Fortaleza

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou a conclusão de mais uma turma da Especialização em Atenção Primária à Saúde – Programa Médico da Família (PMF).

A formatura ocorreu na última sexta-feira (17), reunindo discentes e equipe técnica responsável pelo curso. Entre os presentes, a diretora de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da autarquia, Olivia Bessa, as assessoras pedagógicas, Kelly Leite Maia e Lorena Landim, e o coordenador-geral do PMF, Bruno Benevides.

“O Programa tem uma grande relevância para a ESP/CE, por envolver profissionais que vão atuar numa área prioritária que é a Atenção Primária à Saúde. Estamos felizes com o encerramento das atividades dessa turma e temos certeza que entregamos à sociedade médicos com uma formação bem consistente, capazes de desenvolver um trabalho de qualidade”, destaca Bessa.

Pelo menos 188 Médicos da Família já foram formados pela ESP/CE desde 2019, quando houve a implantação do curso, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Mais sobre a especialização

O curso, que visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), é desenvolvido em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser centrado no aprimoramento de competências profissionais, via articulação entre a prática médica, a assistência e os serviços de saúde.

Com duração de um ano, a especialização consiste, ainda, no acompanhamento da trilha formativa do médico, para garantir a excelência do exercício das funções nas unidades da APS.