Residência Médica em Rede: ESP/CE inicia diplomação de novos médicos especialistas

23 de fevereiro de 2024 - 16:56 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz
Vídeo: Raiane Ferreira

A solenidade ocorreu na sede da autarquia, em Fortaleza, mobilizando concludentes, gestores de saúde, supervisores e tutores da iniciativa educacional

Após trilharem uma jornada rica em vivências e aprendizados, cerca de 70 médicos participaram, nessa quinta-feira (22), da cerimônia de conclusão da carga horária prática do Programa de Residência Médica (Resmed) em Rede, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A solenidade ocorreu na sede da autarquia, em Fortaleza, mobilizando, além dos concludentes, gestores de saúde, supervisores e tutores da iniciativa educacional.

Uma das discentes presente na noite foi Louise Tahim. Residente do programa de Medicina de Emergência, ela conta que a experiência trouxe inúmeras recompensas, tanto no âmbito pessoal como no profissional. “Hoje eu tenho uma visão completamente diferente de trabalhar em uma Emergência, em relação ao que eu entendia antes, e principalmente um respeito muito grande pela minha especialidade”, destacou.

Residente de Medicina de Emergência, Louise Tahim (foto) foi oradora da turma e uma das discentes presente na cerimônia

A relevância do papel assumido pelos médicos residentes também foi ressaltada pelo superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, em discurso durante a solenidade.

“A Residência em Saúde é hoje o principal produto de exportação que temos, enquanto instituição de ensino. Esse é um cenário de formação muito rico e não tenho dúvidas que vocês saem daqui hoje muito mais preparados para atuar tanto no sistema de saúde público quanto no privado, de uma forma muito mais habilitada”, pontuou.

Deixando um recado direto aos concludentes, a diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, reforçou o caráter diferenciado da formação e a centralidade da posição assumida por esses profissionais residentes na manutenção da qualidade nos serviços de saúde à população.

“O propósito de cada um de vocês vai além das aspirações individuais, que é melhorar o cuidado e o atendimento dos nossos pacientes em todo o Ceará, assim como, também, os nossos indicadores e impactar na saúde de toda a população”, lembrou a gestora, finalizando com um pedido para que os médicos não percam a essência de um trabalho pautado na ciência, na ética, na humanidade e na empatia.

Os valores listados pela diretora foram corroborados na fala de Patricia Simões. A residente de Pediatria conclui o processo formativo ciente das habilidades e aprendizados adquiridos. Confira no vídeo o depoimento dela:

O evento de encerramento reuniu residentes de oito programas: Administração em Saúde, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psicologia, Clínica Médica, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Agora, o grupo se dedica, até a próxima quinta-feira (29), às últimas agendas nas respectivas unidades de atuação. Em seguida, passa a se dedicar à produção do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), produção que chancelará o diploma da formação.

Formação em Rede

Lançado em 2012, o modelo de formação em rede, considerado padrão ouro, já contemplou mais de 240 profissionais da Medicina em diversas especialidades. A iniciativa mantém, ainda, uma turma em andamento e prevê o início de uma nova no próximo mês de março. Cerca de 400 candidatos participam, atualmente, da etapa de convocação dos programas de Resmed da Sesa.

Ouça

A gerente de Residência Médica da ESP/CE, Alciléa Carvalho, fala sobre a excelência dos programas de Residência da ESP/CE e o impacto na Rede de Saúde cearense. 

 

 

Acesse aqui as fotos do evento.