Arboviroses: Entenda o que é e como funciona a Prova do Laço

20 de janeiro de 2020 - 12:04 # # #

Texto: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Assessoria de Comunicação da ESP/CE

Exame rápido que auxilia a triagem de pacientes em casos de suspeita de arbovírus, como os da dengue, Zika Virus, chikungunya, a Prova do Laço é um dos métodos utilizados não apenas para se ter um indicativo (diagnóstico) dessas doenças, mas também para se avaliar as condições de saúde dos pacientes, orientando o melhor tipo de tratamento a ser realizado.

O procedimento deve ser aplicado em pessoas com suspeita clínica das doenças e que apresentem sinais de fragilidade muscular. Também conhecido como Prova do Torniquete ou Teste de Fragilidade Capilar, a prova faz parte das recomendações da Organização Mundial da Saúde para o diagnóstico.

A coordenadora de pesquisas da Residência Multiprofissional em Saúde da ESP/CE (RIS-ESP/CE), Lucília Falcão, explica que no Ceará o teste é realizado em casos suspeitos de arboviroses. “Ele nos permite verificar a fragilidade capilar, ou seja, a fragilidade dos vasos que são prejudicados quando a pessoa tem dengue”, informa.

De acordo com o médico infectologista, Keny Colares, há uma certa dificuldade em se diferenciar as arboviroses em um primeiro momento. “Na maioria das vezes, é feita a suspeita clínica de arbovirose. Como a dengue é a doença mais potencialmente grave, sugere-se que o paciente seja conduzido como suspeito de dengue até que se prove o contrário”, afirma.

De natureza simples, o exame consiste em se fazer a medição da pressão arterial insuflando o manguito do aferidor de pressão até ao valor médio entre a pressão máxima e a mínima. Em seguida, desenha-se um quadrado no antebraço da pessoa. O resultado do teste é considerado positivo se houver 20 ou mais petéquias (os pontinhos vermelhos) em adultos e 10 ou mais em crianças.

A orientação dada pelos profissionais de saúde é de que sejam realizados exames complementares à prova. Nesse caso, são indicados exames de teste rápido (NS1), sorologia para dengue e hemograma.

A prova pode ser realizada em qualquer equipamento de saúde público ou privado. “Ela pode ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas emergências dos hospitais”, orienta Lucília.

OUÇA

A Coordenadora de Pesquisas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da ESP/CE, Lucília Falcão, fala sobre as especifidades da Prova do Laço.