Inovação

 

O que é

 

A inovação na Escola de Saúde Pública do Ceará é muito mais que uma área de atuação, ou um setor específico. É um movimento, uma cultura, que muda radicalmente os modos de perceber e de fazer a saúde acontecer na vida das pessoas.

 

O objetivo da inovação na saúde é tornar ainda mais evidente o papel do Estado na melhoria da qualidade de vida e felicidade de todes, por meio da valorização das suas experiências como dimensão essencial da busca pela solução de problemas.

 

Por meio de metodologias ágeis, com uso do Design Thinking, e sem abrir mão da transparência radical e da colaboração, reunimos pessoas e propósitos na Diretoria de Inovação e Tecnologias da ESP/CE, composta pelo Núcleo de Inovação Tecnológica, pelo Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab e pela Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov).

 

Saiba mais sobre a história da Inovação na ESP em Inovar é esperançar – Por Alice Pequeno

 

Conheça as Competências da Inovação

 

Quem somos

 

NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE tem a finalidade de gerir a Política de Inovação da autarquia, sendo o principal responsável pela avaliação e classificação dos resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa e inovação da instituição.

 

Conheça a Política de Inovação da ESP/CE e saiba mais sobre as ações institucionais de incentivo e gestão da inovação, de forma a promover a geração de conhecimento, de produtos e de serviços e a ampliação do acesso à saúde para a sociedade.

 

Acesse a Portaria de criação do NIT/ESP

Conheça as principais Leis e Decretos relacionados às práticas de Inovação:

 

O Laboratório de Inovação do SUS no Ceará – Felicilab foi criado para realizar ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P.D&I) relevantes à saúde no Estado. Configura-se como a principal estratégia do Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE, atuando com base na Política de Inovação da autarquia, na legislação em vigor, bem como nas melhores práticas científicas.

 

Veja a Portaria de criação do Felicilab

 

Soluções desenvolvidas  por meio do processo de trabalho “Laboratório de Inovação do SUS no Ceará” (Felicilab)

 

 

O Mapa da Saúde é um software construído pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio de um processo de trabalho intitulado “Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab”. Atualmente encontra-se em etapa de implementação pela ESP-CE. A ferramenta objetiva oferecer à sociedade e aos governos, apoio para avaliação e qualificação da Força de Trabalho do SUS.

 

Além disso, o Mapa da Saúde possibilita o georreferenciamento dos serviços da saúde, profissionais (pessoas gestoras e trabalhadoras), eventos (oficiais e comunitários), espaços (públicos e privados), além de indicadores e inscrições em diferentes oportunidades na área da saúde no Ceará.

 

Nessa plataforma os profissionais de saúde têm autonomia para cadastrar os espaços nos quais desenvolvem suas atividades de saúde, na capital ou no interior. Além disso, como agentes, os profissionais de saúde também podem vincular o seu perfil às unidades já cadastradas.

 

 

 

O iSUS é um produto digital criado para ser um cinto de utilidades e apoiar os profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus cotidianos, diante dos desafios de urgência, emergência e proteção à vida.

 

O objetivo é entregar informações, serviços e oportunidades, de forma automatizada, personalizada e segura, na palma da mão dos profissionais, otimizando seu tempo e apoiando a tomada de decisões baseadas em dados e evidências científicas.

 

 

 

A Oficina de Design de Serviços, realizada no período de 28 a 30 de junho de 2022, na Biblioteca Estadual do Ceará, utilizou uma metodologia inovadora de análise colaborativa, para o diagnóstico e priorização de problemas institucionais da ESP, desenvolvida pelo time de Design da ESP, em um processo de trabalho intitulado “Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab”.

 

Por meio da escuta qualificada, a oficina teve por objetivo a sistematização de problemas identificados pelas áreas da ESP para a estruturação de soluções que atendam aos objetivos institucionais.

 

A iniciativa foi desenvolvida e aplicada no serviço público e é adaptável a qualquer ambiente institucional, público ou privado, que necessite mapear, priorizar e superar os desafios.

 

Desenvolvido para apoiar a transformação digital da saúde no estado do Ceará, o ID Saúde possibilita que as pessoas acessem, com um único login e senha, todas as ferramentas digitais desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

 

 

 

O Qualiquiz é uma ferramenta que permite a realização de testes individuais online, possibilitando aos profissionais e gestores mensurar o alcance de suas competências necessárias para desempenhar suas atividades profissionais. Dessa forma, é possível identificar fragilidades e lacunas na qualificação dos trabalhadores da área da saúde no estado, contribuindo para uma melhor compreensão das necessidades de formação e aprimoramento. Com base nessas informações, podem ser propostas formações mais efetivas e adequadas às demandas específicas de cada profissional ou equipe.

 

O Qualiquiz faz parte de um conjunto de iniciativas previstas para o projeto “Soluções Digitais”, executado em um processo de trabalho intitulado “Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab” e está contemplado pelo Programa Gestão da Rede de Conhecimento, Educação e Tecnologia em Saúde, no Eixo Inovação e Tecnologia do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

 

 

A Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov)

 

A Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov), com o Decreto n° 34.539, publicado no Diário Oficial do Estado em fevereiro de 2022, passa a ser a única Gerência da Diretoria de Inovação e Tecnologias, substituindo o até então Núcleo de Tecnologia da Informação e da Comunicação, e ampliando sua função.

 

O NUTIC existia para gerenciar as políticas de uso e segurança das tecnologias utilizadas na ESP/CE, além de cuidar da manutenção e da proteção dos dados pertencentes à instituição e assegurar suporte tecnológico para todos os setores e iniciativas. A Ginov incorpora essas atribuições e também todas as outras relacionadas à implementação da Política de Inovação da ESP/CE.

 

Linha do Tempo

 

 

PublicAções

 

 

Articulação de redes

 

Parcerias:

Ao longo de oito meses, de maio a dezembro de 2021, a ThoughtWorks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia de software, forneceu gratuitamente conhecimento e recursos humanos para o desenvolvimento do aplicativo iSUS e da Central de Ventiladores Mecânicos. Com eles aprendemos a implementar métodos ágeis nos ciclos de desenvolvimento, cerimônias possíveis e necessárias, e atribuição de valor de negócio às entregas de desenvolvimento.

 

Em novembro de 2021 foi publicado o Acordo para o estabelecimento de cooperação mútua entre o IDESCO e a ESP/CE para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em um modelo de inovação aberta por meio da instituição do Laboratório de Prototipação em Saúde – LPS, a ser instalado nas dependências físicas do IDESCO.

 

Em dezembro de 2021 foi publicado o Acordo para o estabelecimento de mútua cooperação entre o SENAI/DR-CE e a ESP/CE para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) e as ações da Central de Ventiladores e Engenharia Clínica, instituída pela Portaria nº 362/2021 – SESA/CE, no intuito de auxiliar o Estado do Ceará no combate a pandemia por covid-19.


Rede NIT

O diálogo com a Rede NIT teve início antes mesmo da ESP tornar-se uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), o que ocorreu em maio de 2021. No mês seguinte, em junho, um encontro envolvendo a Escola, o IDESCO, o CriarCE e a Rede NIT resultou no desejo de viabilizar uma Rede de Inovação Aberta em Saúde. De lá para cá, a parceria entre Escola e Rede NIT  já resultou no Acordo de Cooperação entre ESP e Idesco, e na organização e participação da 1ª Semana de Inovação do Ceará.

Com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ingressamos no Programa de Mentoria em Propriedade Industrial (PI), que tem por finalidade a execução de um conjunto integrado de ações de disseminação, formação e orientação aos usuários participantes, com vistas à ampliação do entendimento acerca da importância da PI para o desenvolvimento das ações de inovação. Por meio dessa parceria, diversos colaboradores estão sendo capacitados para compreender e implementar atividades como registro de patentes, transferência de tecnologias, entre outras.

 

Eventos

 

Prêmios:

 

25° Concurso Inovação no Setor Público

Finalista no 25º Concurso Inovação no Setor Público, com a iniciativa “Felicilab – inovação com criatividade e efetividade”. A Cerimônia de Premiação do 25º Concurso Inovação aconteceu durante a Semana Nacional de Inovação|2021, no dia 12/11/2021 (sexta-feira), das 10h00 às 12h00. Ficamos entre as seis iniciativas finalistas na Categoria 3 – Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal.

 

Documentos importantes

 

Aqui estão disponíveis, em ordem cronológica, os principais documentos publicados no Diário Oficial relacionados à inovação na ESP/CE. Leis, portarias, resoluções, com seus respectivos links e indicações de páginas, que podem servir como fonte de pesquisa e consulta para o controle e participação social.

Vejam quais são esses documentos.

 

 Notícias da Inovação

 

Acesse aqui todas as Notícias da Inovação publicadas na plataforma da ESP/CE.

 

Contato

nit@esp.ce.gov.br