PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Inovação

 

O que é

 

A inovação na Escola de Saúde Pública do Ceará é muito mais que uma área de atuação, ou um setor específico. É um movimento, uma cultura, que muda radicalmente os modos de perceber e de fazer a saúde acontecer na vida das pessoas.

 

O objetivo da inovação na saúde é tornar ainda mais evidente o papel do Estado na melhoria da qualidade de vida e felicidade de todes, por meio da valorização das suas experiências como dimensão essencial da busca pela solução de problemas.

 

Por meio de metodologias ágeis, com uso do Design Thinking, e sem abrir mão da transparência radical e da colaboração, reunimos pessoas e propósitos na Diretoria de Inovação e Tecnologias da ESP/CE, composta pelo Núcleo de Inovação Tecnológica, pelo Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab e pela Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov).

 

Saiba mais sobre a história da Inovação na ESP em Inovar é esperançar – Por Alice Pequeno

 

Conheça as Competências da Inovação

 

Quem somos

 

NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE tem a finalidade de gerir a Política de Inovação da autarquia, sendo o principal responsável pela avaliação e classificação dos resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa e inovação da instituição.

 

Conheça a Política de Inovação da ESP/CE e saiba mais sobre as ações institucionais de incentivo e gestão da inovação, de forma a promover a geração de conhecimento, de produtos e de serviços e a ampliação do acesso à saúde para a sociedade.

 

Acesse a Portaria de criação do NIT/ESP

Conheça as principais Leis e Decretos relacionados às práticas de Inovação:

 

O Laboratório de Inovação do SUS no Ceará – Felicilab foi criado para realizar ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P.D&I) relevantes à saúde no Estado. Configura-se como a principal estratégia do Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE, atuando com base na Política de Inovação da autarquia, na legislação em vigor, bem como nas melhores práticas científicas.

 

Veja a Portaria de criação do Felicilab

 

 

A Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov)

 

A Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov), com o Decreto n° 34.539, publicado no Diário Oficial do Estado em fevereiro de 2022, passa a ser a única Gerência da Diretoria de Inovação e Tecnologias, substituindo o até então Núcleo de Tecnologia da Informação e da Comunicação, e ampliando sua função.

 

O NUTIC existia para gerenciar as políticas de uso e segurança das tecnologias utilizadas na ESP/CE, além de cuidar da manutenção e da proteção dos dados pertencentes à instituição e assegurar suporte tecnológico para todos os setores e iniciativas. A Ginov incorpora essas atribuições e também todas as outras relacionadas à implementação da Política de Inovação da ESP/CE.

 

Linha do Tempo

 

 

PublicAções

 

 

Articulação de redes

 

Parcerias:

Ao longo de oito meses, de maio a dezembro de 2021, a ThoughtWorks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia de software, forneceu gratuitamente conhecimento e recursos humanos para o desenvolvimento do aplicativo iSUS e da Central de Ventiladores Mecânicos. Com eles aprendemos a implementar métodos ágeis nos ciclos de desenvolvimento, cerimônias possíveis e necessárias, e atribuição de valor de negócio às entregas de desenvolvimento.

 

Em novembro de 2021 foi publicado o Acordo para o estabelecimento de cooperação mútua entre o IDESCO e a ESP/CE para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em um modelo de inovação aberta por meio da instituição do Laboratório de Prototipação em Saúde – LPS, a ser instalado nas dependências físicas do IDESCO.

 

Em dezembro de 2021 foi publicado o Acordo para o estabelecimento de mútua cooperação entre o SENAI/DR-CE e a ESP/CE para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) e as ações da Central de Ventiladores e Engenharia Clínica, instituída pela Portaria nº 362/2021 – SESA/CE, no intuito de auxiliar o Estado do Ceará no combate a pandemia por covid-19.


Rede NIT

O diálogo com a Rede NIT teve início antes mesmo da ESP tornar-se uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), o que ocorreu em maio de 2021. No mês seguinte, em junho, um encontro envolvendo a Escola, o IDESCO, o CriarCE e a Rede NIT resultou no desejo de viabilizar uma Rede de Inovação Aberta em Saúde. De lá para cá, a parceria entre Escola e Rede NIT  já resultou no Acordo de Cooperação entre ESP e Idesco, e na organização e participação da 1ª Semana de Inovação do Ceará.

Com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ingressamos no Programa de Mentoria em Propriedade Industrial (PI), que tem por finalidade a execução de um conjunto integrado de ações de disseminação, formação e orientação aos usuários participantes, com vistas à ampliação do entendimento acerca da importância da PI para o desenvolvimento das ações de inovação. Por meio dessa parceria, diversos colaboradores estão sendo capacitados para compreender e implementar atividades como registro de patentes, transferência de tecnologias, entre outras.

 

Eventos

 

Prêmios:

 

25° Concurso Inovação no Setor Público

Finalista no 25º Concurso Inovação no Setor Público, com a iniciativa “Felicilab – inovação com criatividade e efetividade”. A Cerimônia de Premiação do 25º Concurso Inovação aconteceu durante a Semana Nacional de Inovação|2021, no dia 12/11/2021 (sexta-feira), das 10h00 às 12h00. Ficamos entre as seis iniciativas finalistas na Categoria 3 – Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal.

 

Documentos importantes

 

Aqui estão disponíveis, em ordem cronológica, os principais documentos publicados no Diário Oficial relacionados à inovação na ESP/CE. Leis, portarias, resoluções, com seus respectivos links e indicações de páginas, que podem servir como fonte de pesquisa e consulta para o controle e participação social.

Vejam quais são esses documentos.

 

 Notícias da Inovação

 

Acesse aqui todas as Notícias da Inovação publicadas na plataforma da ESP/CE.

 

Contato

nit@esp.ce.gov.br