Inteligência
O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec)
Entende-se como inteligência em saúde o processamento de dados relevantes à saúde, com suas análises e interpretações, que culmina com a geração de produtos úteis para que gestores, profissionais da saúde pública, formuladores de políticas e, em última análise, a sociedade possam compreender o impacto das informações obtidas sobre a área em seus contextos mais amplos.
O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec) foi criado a partir da publicação da Portaria Conjunta Nº 1097/2021, de 29 de setembro de 2021, que institui o centro no âmbito da ESP. O Cisec tem o objetivo de buscar informações relevantes das condições de saúde e doença associadas à população do Estado do Ceará, que serão fundamentais para subsidiar políticas de saúde destinadas a acelerar a jornada do Estado em direção a níveis elevados de desenvolvimento humano e social.
O Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS/CE)
O Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS/CE) é um instrumento para informação, disseminação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e do Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde (PCEPS).
Com o objetivo de qualificar e o aperfeiçoar o processo de trabalho em vários níveis do sistema, o PCEPS é orientado para a melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de serviços e para o melhoramento da gestão político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito estadual, municipal e local.
Desse modo, o ObservaEPS foi criado em 2019 contribuindo com o direcionamento e avanço das políticas e programas de EPS no Estado. O Observatório existe para ser uma ambiência de práticas colaborativas, da troca de experiências e vivências dos trabalhadores e profissionais da saúde, no intuito de aproximar pessoas com interesse em educação permanente em Saúde no Ceará.
Define-se por um conjunto de princípios, como: o compromisso com a defesa da saúde, do direito das pessoas e da cidadania; a construção e o fortalecimento de sistemas universais baseadas nos princípios da solidariedade, equidade, universalidade e integralidade da atenção à saúde; a produção de um pensamento crítico sobre a realidade, alicerçado em bases científicas e eticamente responsáveis; e a autonomia de pensamento.
Aqui são produzidas e publicizadas informações relevantes, o georreferenciamento dos núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) no Estado, a divulgação de indicadores, a integração dos diversos atores da área, e sobretudo a composição de um repositório de pesquisas e relatos de práticas em todo o território de forma contínua e periódica, a fim de trocar conhecimentos de forma rápida, eficiente e dinâmica.