Territorialização em Saúde: residentes multiprofissionais da ESP/CE iniciam nova fase da formação

8 de março de 2024 - 16:32 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz e Raiane Ferreira
Vídeo: Raiane Ferreira

Passado o ciclo de imersão, ocorrido entre entre os dias 1º e 8 de março, os 325 residentes multiprofissionais iniciam o processo de Territorialização em Saúde

A busca por um futuro pautado no trabalho e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um fator determinante para que a enfermeira Sandy Amaral decidisse realizar a segunda Residência em Saúde dela pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Natural do município de Aracati, a 150 quilômetros de Fortaleza, a profissional integra, atualmente, a turma 11 da iniciativa. “Sempre ouvi falar muito bem dos programas da Resmulti e do quanto eles abrem horizontes. Esse foi o motivo de eu ter decidido fazer outra residência aqui”, detalha Amaral, que também foi discente da Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) entre 2021 e 2023.

Realizando a segunda residência pela ESP/CE, Sandy Amaral atualmente integra a turma 11 da iniciativa

Ainda de acordo com Sandy, a ESP/CE foi a primeira opção durante o período de escolha da pós-graduação. “Por eu possuir essa familiaridade com a entidade, eu acabo absorvendo ainda mais tudo o que é compartilhado no processo”, destaca.

Passado o ciclo de imersão, ocorrido entre os dias primeiro e oito de março na sede da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e em outras instituições parceiras, a enfermeira, agora residente no programa de Saúde Mental Coletiva, começa, junto a 324 novos discentes, o processo de Territorialização em Saúde no município de Icapuí, nesta segunda-feira (11).

O módulo é uma das etapas mais importantes da trilha de aprendizagem, por permitir aos residentes uma primeira aproximação mais direta com os respectivos cenários de prática. Durante esse momento do curso, os pós-graduandos passam a entender como funciona a organização dos processos de trabalho nos serviços de saúde dos municípios e hospitais vinculados à ESP/CE e à Sesa.

“Vocês têm muito a somar na assistência da população cearense, porque quando a gente forma residentes estamos qualificando o SUS. Cada um de vocês, dentro da própria atuação, são importantes para efetuarmos essa mudança”, lembrou a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, em solenidade de acolhida à turma, no Cineteatro São Luiz.

O foco em uma formação centrada no usuário do sistema de saúde também foi ressaltado pelo superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona. “Residência é provimento, é formação de qualidade, é a interiorização dos nossos profissionais de modo qualificado. Todo ambiente na área da saúde que é de saúde-escola, ele é melhor para o paciente, que é o nosso foco”, enfatizou.

Residente de Saúde da Família e Comunidade em São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza, a enfermeira Mirla Lorena irá vivenciar na prática essa dinâmica e diz-se preparada para os processos de troca junto aos municípios. Assista ao depoimento dela:

OUÇA:

Colaboradora da equipe da Residência Multiprofissional em Saúde, Danielly Maia, dá mais detalhes sobre esse momento da formação: