ESP/CE acolhe novos residentes multiprofissionais; atividades nos territórios começam nesta segunda (8)

5 de abril de 2024 - 16:01 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz / Daniel Araújo

Antes de iniciarem as vivências nos municípios, os discentes passaram por um ciclo de imersão, que durou cinco dias

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) inicia, nesta segunda-feira (8), o processo de territorialização de cerca de 75 residentes da Turma 11 da Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti). Antes de começarem as vivências nos municípios, os discentes passaram por um ciclo de imersão, que aconteceu na sede da autarquia da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Fortaleza, na primeira semana de abril, objetivando alinhar o grupo aos fluxos da iniciativa. O momento reuniu gestores e profissionais da Saúde, nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Além dos dois recém-lançados programas de Terapia Intensiva e Vigilância em Saúde – disponibilizados por edital extemporâneo -, nove áreas de formação oriundas das convocações em quarta e quinta chamadas da mesma turma foram englobadas pela agenda. São elas: Neonatologia; Pediatria; Urgência e Emergência; Neurologia; Cuidado Cardiopulmonar; Saúde da Família e Comunidade; Saúde Coletiva; Saúde Mental Coletiva e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

“O processo da Residência Multiprofissional é provimento, é formação e é interiorização. Esses aspectos são importantes porque compreendem o diferencial da iniciativa, de uma aprendizagem que acontece no serviço, em campo e no dia a dia”, ressaltou Luciano Pamplona, superintendente da ESP/CE, durante a recepção aos pós-graduandos.

Secretário Executivo de Vigilância em Saúde (Sevig) da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), também reforçou a centralidade no papel exercido pela ESP/CE na capacitação da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) cearense. “Seja na Vigilância Epidemiológica, na Vigilância Ambiental, na Saúde do Trabalhador, vocês têm um campo de trabalho enorme disponível. Esse programa de Residência está preparado para isso, uma vez que essa é uma formação que existe para oportunizar a vocês esse contato mais amplo no tráfego desses campos”, pontuou.

Acolhida que faz a diferença

O enfermeiro Marcelo Galdino (foto) se diz preparado para vivenciar essa experiência. Residente no programa de Terapia Intensiva, ele destacou o acolhimento recebido. “Toda essa recepção da ESP/CE mostra esse diferencial da instituição em relação aos demais programas de Residência no Brasil, além da possibilidade que nos é dada, aqui, de nos posicionarmos e termos uma fala nessa dinâmica, sempre dialogada”, relata.

11ª Turma

A Turma 11 da Resmulti iniciou as atividades formativas em março deste ano. Ao todo, 420 novos discentes passaram a integrar os 14 programas da iniciativa, que está presente em 24 municípios do estado.

“Essa é uma formação que acontece em território ‘vivo’, onde os residentes podem ver a realidade como ela acontece. Algo que se desenvolverá dentro das potencialidades do SUS, o que permitirá que eles deixem as suas contribuições nesses locais de prática”, afirmou Kellyane Munick, gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE.

Ouça:

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, fala sobre a singularidade do processo da Residência em Saúde na formação desses profissionais.

Hebert Lima, residente de Vigilância em Saúde, compartilha suas expectativas para o início da formação no município de Iguatu, no Centro-Sul do estado.