Resmulti: Vigilância em Saúde pauta novo módulo integrador da turma 10

18 de abril de 2024 - 16:52 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz


Cerca de 320 residentes dos componentes comunitário e hospitalar participaram das atividades na sede da ESP/CE

A turma 10 do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), iniciou mais um módulo integrador da formação. Dessa vez, pautando a temática da Vigilância em Saúde.

O momento reuniu os discentes em torno de debates sobre o controle de determinantes e riscos à saúde de populações que vivem em diferentes tipos de territórios, além de reflexões sobre estratégias de promoção, proteção e mitigação de incidentes associados à assistência à saúde.

Sob orientação dos supervisores, os profissionais de saúde residentes puderam aprender os fundamentos teóricos para construção de uma Sala de Situação em Saúde. O painel de informação tem como objetivo o diagnóstico dos indicadores de saúde da população e dos profissionais que atuam nos territórios onde os programas da Resmulti são executados. 


O momento reuniu os discentes em torno de debates sobre o controle de determinantes e riscos à saúde

Parte dos resultados do levantamento deverá ser compartilhada durante uma mostra prevista para junho deste ano, período em que, também, acontecerá a segunda fase do módulo. 

A proposta funciona enquanto estratégia de monitoramento da situação de saúde no território e como instrumento para o planejamento de ações e tomada de decisões, de acordo com as necessidades da população. Iremos levantar as possíveis intervenções para o contexto do cenário de prática”, detalha Kellyane Munick, gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE. 

Ficha técnica

A Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) da ESP/CE é constituída por 14 programas de caráter interfederativo, interinstitucional e descentralizado. Atualmente, a iniciativa educacional opera em 24 municípios do Ceará e em 14 instituições hospitalares municipais e estaduais.