ESP/CE realiza solenidade de boas-vindas para nova turma da Resmulti

1 de março de 2024 - 09:02 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira

Solenidade de boas-vindas dos residentes aconteceu no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) iniciou, nesta sexta-feira (1°), o processo de imersão da turma 11 do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti). Ao todo, 325 novos discentes passam a fazer parte da iniciativa.

Uma solenidade para recepção dos profissionais aconteceu no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, mobilizando diferentes atores vinculados à Resmulti.

Durante o ciclo introdutório, que seguirá até o próximo dia 8, os residentes participam de conferências, rodas de conversa, vivências de integração, palestras e mesas redondas sobre os conceitos do processo de Territorialização em Saúde e políticas públicas na área. Haverá, ainda, apresentações relacionadas às estruturas organizacionais do programa.

De acordo com a Gerência de Residência Multiprofissional (Gremu) da ESP/CE, o processo de imersão é um importante momento dentro do ciclo formativo por permitir que os alunos entendam como funciona a especialização e iniciem os trabalhos nos respectivos cenários de prática tendo uma melhor compreensão das particularidades dessa modalidade de Residência em Saúde.

Ao todo, 325 profissionais integram a turma 11 da Resmulti ESP/CE

Histórico Resmulti

Implantada em 2013, a Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) da ESP/CE é constituída por 15 programas de caracteres interfederativo, interinstitucional e descentralizado, sendo classificada como educação para o trabalho. Por meio dela, são executadas ações de ensino-aprendizagem em diversos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Todas as atividades são acompanhadas por um corpo docente assistencial constituído por tutores, preceptores e coordenadores que acompanham os residentes em 11 unidades de saúde da Rede Sesa, em 24 municípios cearenses.

Os programas da Resmulti estão subdivididos em dois grupos. Um comunitário, composto por componentes de Saúde da Família e Comunidade; Saúde Mental Coletiva; Saúde Coletiva; Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; e Vigilância em Saúde. E outro hospitalar, formado pelos seguintes programas: Cancerologia; Cuidado Cardiopulmonar; Enfermagem Obstétrica; Infectologia; Pediatria; Neonatologia; Neurologia e Neurocirurgia; e Urgência e Emergência.