ESP/CE retoma formação com foco na determinação de morte encefálica

28 de maio de 2021 - 14:53 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

A determinação da morte encefálica exige dos profissionais da medicina um apanhado referencial e capacitação contínua para a determinação desse tipo de exame clínico. Entendendo a relevância e centralidade dessa formação para médicos cearenses, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), iniciou nesta sexta-feira (28) nova turma do Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica. 

O curso deve capacitar cerca de 128 profissionais da medicina em 4 diferentes turmas ao longo do ano de 2021. Para essa primeira turma, a iniciativa recebe 32 médicos que se somarão ao já 359 profissionais capacitados em 2020 por meio do Projeto de Educação Permanente em Transplantes. As formações ocorrem em parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET).

Com o objetivo de capacitar médicos e médicas em exercício nos hospitais notificantes, a iniciativa busca treinar essa força de trabalho para determinação da morte encefálica de acordo com a Resolução CFM Nº 2.173/2017. A própria eficácia pela busca de novos doadores e pela redução no número de subnotificações de mortes encefálicas são tópicos que direcionam a realização desse projeto.