Curso de capacitação para determinação de morte encefálica realiza 4ª turma de 2020

27 de novembro de 2020 - 16:45 # # #

Repórter e Fotos: Daniel Araújo

Concluindo a agenda formativa do Curso de Capacitação para determinação da Morte Encefálica, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), realizou nesta sexta-feira, 27, a capacitação de 23 médicos nessa especialidade. Essa é quarta e última turma formada pelo Projeto de Educação Permanente em Transplante, parceria entre a ESP/CE e a Central Estadual de Transplantes (CET).

Ao todo, 128 médicos participaram das 4 turmas realizadas pelo curso no período de fevereiro a novembro de 2020. A capacitação tem como principal objetivo a formação de médicos na realização de diagnósticos de morte encefálica, uma das principais linhas de cuidado em transplantes. A formação dos profissionais de medicina para determinação de morte encefálica é um dos requisitos exigidos pela resolução nº 2.173/2017, que trata dos critérios do diagnóstico de morte encefálica.

No período da tarde os profissionais ainda realizaram atividades práticas da capacitação envolvendo treinamentos de simulação realística. Os profissionais simularam situações práticas nas estações de “lesgislação”, “teste da apneia”, “exame clínico” e “neuroimagem”.

Educação Permanente em Transplantes

O Projeto de Educação Permanente em Transplantes pretende, por meio de parceria da ESP/CE e do CET, desenvolver atividades no período compreendido entre 2020 e 2023. O programa prevê outros cursos a serem realizados nesse período, entre eles: Curso de Comunicação em Situação Crítica e Curso Sobre o Financiamento do Processo de Doação e Transplante.