Aracati sedia aula inaugural do Curso Técnico em Saúde Bucal

15 de julho de 2009 - 11:19

A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promove, hoje, às 14 horas, a aula inaugural do Curso Técnico em Saúde Bucal, em Aracati. Já no dia 24 de julho, a CEPS realizará a aula inaugural do Curso de Técnico de Enfermagem em Canindé.

A abertura do Curso de TSB contará com as presenças da coordenadora de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE, Ivanilia Timbó; da coordenadora do curso de TSB, Madeline Amorim; da coordenadora da 7ª CRES Aracati,  Ângela Gurgel; dos gestores municipais de saúde de Aracati, Fortim, Itaiçaba, Icapuí e Beberibe; e dos coordenadores de Atenção Básica e Saúde Bucal.

Com duração de 18 meses, o curso de TSB reúne 30 alunos e será ministrado em quatro módulos. Ele tem como finalidade formar profissionais Técnicos em Saúde Bucal como agentes de mudança da realidade na qual estão inseridos, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais.

O Técnico em Saúde Bucal tem como atribuição ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção de doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista. Ele poderá ainda supervisionar o trabalho dos auxiliares em saúde bucal e proceder à limpeza e anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares. Outra função do TSB é exercer as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentalizar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.

EM CANINDÉ

Prevista para o dia 24 de julho, a aula inaugural do Curso de Técnico em Enfermagem, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde de Canindé, será prestigiada pelo superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, pela coordenadora e supervisora pedagógica do curso de TE, Juliana Cavalcante e Márcia Mendonça, respectivamente.

A solenidade de abertura também contará com as presenças de gestores municipais de saúde de Canindé, Paramoti, Boa Viagem, Caridade, Itatira e Madalena; e da coordenadora da 5ª CRES Canindé, Rosélia Mesquita.

O curso tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Enfermagem como agentes de transformação da realidade na qual estão atuando, baseado na fundamentação técnico-científica e na visão ético-política e educativa, segundo o perfil preconizado pelo Ministério da Saúde e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Segundo Ivanília Timbó, a metodologia de ensino nos cursos profissionalizantes de Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem é a problematização, visando desenvolver a criatividade e as potencialidades dos treinandos ao estimular sua participação no processo de ensino-aprendizagem numa perspectiva do conhecimento do contexto da realidade.

Com a realização desses dois cursos, a Escola de Saúde Pública do Ceará tem como meta formar 210 Técnicos em Saúde Bucal em sete turmas e 180 Técnicos em Enfermagem em seis turmas.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br