Médicos da Macro Sobral fazem curso sobre diagnóstico e tratamento de dengue

23 de junho de 2009 - 16:28

                                                                                                 Foto: andréa Veras

 

A Secretaria da Saúde do Ceará, numa parceria entre Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (Coprom) e Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), retoma a estratégia de controle da dengue por meio da capacitação dos profissionais de saúde e realiza entre 24 e 26 de junho a oitava turma do Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica e Acompanhamento dos Casos de Dengue Clássico e Hemorrágico, que acontece no Hotel Mareiro (Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles).

O curso é voltado para médicos do Programa Saúde da Família, beneficiando dessa vez os profissionais da macrorregião de Sobral. No ano passado, foram realizadas três capacitações, envolvendo mais de 50 municípios. Este ano, duas turmas já foram treinadas.

Com o objetivo de capacitar os médicos no reconhecimento dos sinais de alerta e manejo adequado dos pacientes, o curso abordará temas como: Aspectos Epidemiológicos e Controle da Dengue, Aspectos Laboratoriais; Diagnóstico e Tratamento, Dengue com Complicações e Choque e Dengue em Crianças. A metodologia prevê palestras, discussão de casos clínicos, estudos de caso e avaliação.

Os enfermeiros também estão sendo capacitados e desde dezembro do ano passado, cerca de 150 profissionais foram treinados. A previsão é de novas turmas no segundo semestre. A capacitação de médicos e enfermeiros integra um conjunto de ações que visam à redução do número de mortes por dengue no Ceará.

Mais informações: 85 3101.1400