ESP/CE forma novos técnicos em Vigilância em Saúde

31 de outubro de 2016 - 09:57

Seg, 31 de outubro de 2016 13:50

A vigilância em saúde do Ceará conta com mais um reforço na sua força de trabalho. Isso porque a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, na última semana, cerimônia de formatura de de mais uma turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS) do município de Quixadá. Ao todo, são 19 novos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) formados que atuam nos municípios de Banabuiu, Choró, Quixadá e Quixeramobim.

Com as atividades iniciadas em dezembro de 2013, os novos técnicos compartilharam muitas vivências e aprendizados com a Diesps no desafio de dar seguimento às suas formações. Essa é a segunda turma em Técnico em Vigilância em Saúde formada pela ESP/CE e a primeira em caráter descentralizado no interior  do Ceará. Hoje, os recém-formados possuem habilidades e competências para atuarem nas áreas de vigilância sanitária, vigilância ambiental, vigilância epidemiológica e na vigilância em saúde do trabalhador. Participaram ainda da cerimônia os supervisores pedagógicos, orientadores de estágio e facilitadores  do curso. Além de Quixadá, o CTVS já realizou o encerramento da turma do município de Fortaleza. As próximas formaturas em curso serão realizadas ainda este ano nos municípios de Aracati e Senador Pompeu.

Para a coordenadora do curso, Roberta Diniz, a continuidade desse processo é fundamental para a vida acadêmica, profissional e pessoal de cada um desses concludentes. “A saúde precisa de pessoas que estejam dispostas a se destacar. Mas precisamos ter coragem. Coragem pra não cedermos à preguiça, para planejarmos e buscarmos autonomamente melhorar nossas próprias bases e repor os nossos tijolos”, afirmou.

Esse desenvolvimento foi ressaltado por Jadson Franco, representando a Gestão de Cursos da Dieps. Para ele, a conclusão das atividades dessa turma é a afirmação de uma proposta contra-hegemônica de transformação das práticas do SUS e de melhoria do serviços ofertados aos usuários. “Hoje vocês têm uma profissão. Em qualquer registro que se peça agora vocês são Técnicos  de Vigilância em Saúde. A certeza da importância disso para o SUS nós já temos. Mas precisamos comprovar isso com o trabalho de vocês. Nós confiamos em vocês e estamos certos desse reconhecimento que virá”, saudou o gestor. O planejamento e organização na realização do curso foi destacado também por Jadson Franco. Ele reforçou a importância de se preservar o trabalho de todos os envolvidos no processo. “O bom planejamento tem começo, meio e fim”, pontuou, ressaltando o trabalho realizado pela coordenadora Roberta Diniz, que esteve à frente das atividades do curso desde seu início em 2013.

O curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio para a Saúde (Profaps), do Ministério da Saúde e tem como objetivo promover a formação profissional técnica, favorecendo a gestão dos sistemas de informação da Vigilância em Saúde. Buscando também fornecer subsídios à tomada de de decisão e desenvolvimento de ações relacionadas à vigilância dos produtos, aos serviços, ao meio ambiente, à saúde do trabalhador. Participaram ainda da cerimônia os supervisores pedagógicos, orientadores de estágio e facilitadores  do curso.

Depoimentos
Raimundo Farias, formando do Curso Técnico em Vigilância em Saúde – Quixadá
Primeriamente quero agradecer a Deus está oportunidade. E as nossas expectativas são muitas, haja vista que o curso está proporcionando uma nova visão na área da saúde.  E nós estamos sim preparados para atuarmos e iremos sim fazer diferença na região do Sertão Central. Durante o curso desenvolvemos projetos e deixamos projetos para serem desenvolvidos. E só temos a agradecer. Eu sou  agente de combate à endemias. E agora posso atuar em demais áreas realcionadas. Minha expectativa agora é passear para área da gestão e na parte de execução de ações.

José Dagoberto Cavalcante, formando do Curso Técnico em Vigilância em Saúde – Quixadá
Eu trabalho na vigilância sanitária de Quixadá e o pensamento que a gente tem enquanto  funcionário do município é de um aumento de conhecimento. Porque esse curso te dá uma visão de conhecimento sobre as áreas mais exploradas do município. E com isso a gente pode usar muito dessas “expertisses” na questão da prevenção, evitando assim talvez alguns casos de internação e facilitando as parceria junto aos Agentes Comunitários de Saúde e ao pessoal das endemias. no gerenciamento de algo que não esteja no seu funcionamento pleno. O curso nos dá uma perspectiva de melhora como pessoa e como profissional. Porque você não fica em uma condição engessada em uma área somente.  Ele abre um universo de prevenção que nós, enquanto funcionários e cidadãos, devemos ter.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce