Começa especialização em Farmácia Hospitalar

10 de dezembro de 2008 - 13:47

O Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar, promovido pela Coordenadoria de Atenção à Saúde, encerra hoje o primeiro módulo teórico, com a palestra “Perspectivas do Farmacêutico no Contexto das Políticas de Saúde”, proferida por George Washington Cunha, farmacêutico do Instituto do Coração (Incor), da Universidade de São Paulo (USP).  Como debatedoras estarão Marta Fonteles, professora de Farmácia Hospitalar do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, e Eugenie Desiree, coordenadora da Residência do Hospital das Clínicas, da UFC.

Com 360 horas-aula presenciais e monografia, o curso será realizado em doze unidades modulares de 30 horas às segundas, terças e quartas-feiras, em um prazo de 12 meses. A monografia deve ser defendida e aprovada em seis meses, a partir da conclusão da última unidade modular. O próximo módulo está previsto para acontecer nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2009, com o tema Estruturação e Organização do Serviço de Farmácia Hospitalar.

O objetivo do curso, coordenado pela área de Gestão em Saúde, é contribuir com a modernização dos serviços farmacêuticos hospitalares, capacitando técnicos do Sistema Único de Saúde, como estratégia fundamental para o desenvolvimento da qualidade, eficiência e eficácia da Assistência Farmacêutica no Ceará. Dele participam 39 alunos aprovados em seleção pública, oriundos de vários hospitais de Fortaleza, interior do Estado e Piauí.

A coordenadora Solange Cecília Dantas afirma que é necessário qualificar os farmacêuticos que trabalham nos hospitais para garantir que o medicamento está sendo armazenado de maneira adequada, distribuído na dose correta, de acordo com o ciclo logístico de seleção, aquisição, armazenamento, distribuição e acompanhamento. “Esses profissionais acompanham a farmacoterapia do paciente, a farmacovigilância (detecção de erros, reações adversas) e atuam combate à infecção hospitalar, por meio do controle do uso dos antimicrobianos”, explica.

Capacitações 2009

Durante a abertura do curso, o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, destacou as boas perspectivas para 2009 que devem se concretizar em termos de capacitação para os profissionais farmacêuticos, com a Especialização em Gestão de Assistência Farmacêutica, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, e o Curso de Capacitação dos Farmacêuticos para Atuação nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) que terá 120 horas-aula em quatro módulos, contemplando farmacêuticos que atuam na estratégia de Saúde da Família de municípios do Ceará. Entre os conteúdos: Uso Racional de Medicamentos e Fitoterapia Aplicada à Atenção Primária.

Confira o Conteúdo Programático do Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar:

• Políticas de Saúde no Brasil;
• Organização e Estruturação do Serviço de Farmácia Hospitalar;
• Planejamento Gestão e Logística em Farmácia Hospitalar;
• Farmacotécnica Hospitalar;
• Farmacoepidemiologia;
• Segurança do Paciente: Controle Infecção Hospitalar;
• Farmacovigilância: Erros de Medicação
• Atenção Farmacêutica;
• Farmácia Clínica.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br