Nova edição da Cadernos ESP destaca trajetórias da inovação no SUS do Ceará

17 de março de 2022 - 13:53 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

As experiências da inovação em saúde no âmbito da gestão estadual do Ceará são destaque da nova edição da Cadernos ESP. Em seu mais recente número, o periódico ressalta as trajetórias inovadoras da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), além de abordar outros temas ligados à saúde em nosso estado.

O editorial foi assinado pela diretora de Inovação e Tecnologias da ESP, Alice Pequeno. A gestora reflete sobre a vocação e pioneirismo da autarquia nos seus processos de ensino-aprendizagem ao longo dos seus 28 anos, com ênfase nos papéis que a Escola desenvolve agora como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).

Nesse novo cenário,  fomos  desafiados  a  transformar  práticas  e  incorporar  a  inteligência  em  saúde, bem  como,  a  pensar  caminhos  para  a  transformação  em  uma  instituição  de  ciência  e tecnologia  (ICT),  tendo  como  nascedouro  a  criação  do Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab”, enfatiza.

 

Além da inovação, o volume 16 traz uma série de artigos originais e de revisão, além de uma seção com relatos de experiências, atualização e/ou inovação tecnológica.

Edição Temática

Visando socializar experiências científicas no campo da Saúde Pública e Coletiva, a Cadernos ESP segue também com chamada aberta para sua edição temática “Educação para as profissões da saúde”. A publicação estará recebendo submissões de artigos até o próximo dia 19 de março. Poderão participar pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas especialidades interessados em publicar estudos voltados ao tema.

Serão aceitos manuscritos em níveis nacional e internacional que apresentem situações práticas em saúde e de inovação tecnológica no campo do ensino, assistência, pesquisa ou gestão. Quem desejar participar poderá enviar suas propostas pela plataforma da Cadernos ESP. Para isso, é preciso fazer um cadastro de acordo com as diretrizes da revista.

Revista Científica

Coordenada pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da ESP/CE, a Revista Cadernos ESP mantém, desde 2005, acesso aberto e gratuito para a submissão e publicação de artigos, com referência consolidada no campo da Saúde Pública/Coletiva com interface entre a Educação, Tecnologias e Inovação.