Solenidade de posse do novo superintendente da ESP/CE ocorre nesta quarta, 09

7 de outubro de 2019 - 17:13 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), realizará nesta quarta-feira, 09, solenidade de posse do novo Superintendente, Dr. Marcelo Alcantara Holanda. A cerimônia ocorrerá na sede da Escola a partir das 9 horas e contará com a presença do Secretário da Saúde, Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, gestores e profissionais da saúde do Estado e do Município. Na ocasião, ocorrerá a apresentação do Mapa Estratégico da ESP/CE.

Na última terça-feira, 1º, Marcelo Alcantara esteve reunido com gestores da instituição e com Salustiano Pessoa, então superintendente da ESP/CE, a fim de dialogar sobre os detalhes da transição. Na ocasião, também foi repassada uma evolução de todo o trabalho realizado pela autarquia estadual nos últimos quatro anos.

A partir desta mudança, a ESP/CE inicia um processo de ampliação das suas funções a partir do trabalho de visão estratégica em curso, incorporando propostas de inovação e novas soluções em saúde. Considerando esse cenário, a Escola assume um relevante papel dentro da Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em agosto pela SESA.

De acordo com o projeto, a ideia é que se desenvolva um planejamento integrado para promoção da saúde individual e coletiva visando a melhoria da qualidade de vida dos cearenses, após realizado um diagnóstico da saúde no Estado. A nova plataforma opera a partir da integração das redes de saúde municipal e estadual, buscando alcançar um atendimento mais resolutivo, acessível e humanizado aos cidadãos.

Marcelo Alcantara é graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é doutor em pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo e professor-associado de terapia intensiva e pneumologia do Departamento de Medicina Clínica da UFC. Ele deixa a Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES) da Secretaria da Saúde do Estado para assumir a superintendência da ESP/CE. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 30 de setembro.

Solenidade de Posse do novo Superintendente da ESP/CE
Data: 09/10/2019 (quarta-feira)
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles)