O papel da Assessoria de Comunicação nas instituições

3 de janeiro de 2023 - 14:39 # # # # # #

Texto: Juliana Marques | Foto: Elon Nepomuceno

A Assessoria de Comunicação tem como principal objetivo administrar a informação para repassá-la de maneira eficaz por meio de diferentes canais

Jornalistas, designers, social media, profissionais do marketing, do audiovisual e da publicidade e propaganda: a Assessoria de Comunicação (Ascom) pode contar com diversos profissionais. Mas para quem não trabalha na área, pode parecer difícil entender a real função desse setor. Afinal, você sabe, na prática, qual a finalidade de uma Ascom?

A Assessoria de Comunicação tem como principal objetivo administrar a informação para repassá-la de maneira eficaz por meio de diferentes canais, seja para o público interno ou externo. O trabalho pode ser aplicado para grandes estatais, governos e empresas públicas e privadas, para indivíduos e até para projetos pontuais. 

Na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por exemplo, o setor tem como função principal a comunicação social e as atividades que com ela se relacionam, direta ou indiretamente, em termos administrativos e operacionais, como  áreas de atendimento à imprensa, cobertura jornalística, serviços de publicidade, identidade visual, sinalização de ambientes institucionais, alimentação das páginas eletrônicas institucionais e mídias sociais.

Em grandes instituições, a equipe da Ascom é montada de acordo com a necessidade da organização e as demandas apresentadas. E, justamente, por existirem essas diversas subdivisões dentro da área, é que as pessoas ainda confundem a atuação de cada uma delas. Podemos destacar,  especialmente, a Assessoria de Imprensa, a Comunicação Interna, os serviços de design e social media. Todas têm como pano de fundo a mensagem que precisa ser comunicada, mas as suas técnicas de divulgação são distintas.    

Entenda a diferença:

Assessoria de Imprensa – O assessor de imprensa é um jornalista que tem o papel de traduzir as informações do seu cliente em algo de interesse público. O que ocorre dentro da instituição pode virar notícia na mídia. Através do contato com as redações de TVs, jornais, portais, sites e redes sociais, o assessor divulga seu material e pode emplacá-lo como mídia espontânea, ou seja, sem a necessidade de pagar por aquele espaço. Por isso, o interessante é esse profissional ter um mailing (uma lista de e-mails e telefones) sempre atualizado e manter um relacionamento constante com os jornalistas das redações.

Está nas atribuições do assessor de imprensa filtrar as informações relevantes dos setores, analisar as que têm potencial em se tornar notícia, redigir um material escrito interessante – que pode ser um texto chamado de release – gravar vídeos ou áudios e enviar aos veículos. Esse material é enviado aos produtores e sua publicação é negociada. 

“A assessoria de imprensa funciona como uma via de mão dupla. De um lado, profissionais das redações de jornais, de rádios e portais precisam diariamente de notícias. Do outro, o assessorado, que no nosso caso é a ESP, tem diversos cursos, notícias, iniciativas que são de interesse da população. Desta forma, alcançamos visibilidade com a veiculação/publicação destas informações e ao mesmo tempo os veículos de comunicação têm material de qualidade para o público”, explica a gestora da Assessoria de Comunicação da ESP/CE, Ariane Cajazeiras. 

Comunicação Interna – Nesse caso, o público-alvo é o interno. O trabalho acontece com o propósito de divulgar as informações da empresa/instituição aos colaboradores, além de participar de ações que difundem os ideais da organização. 

Os meios utilizados normalmente para o envio de conteúdos para o público interno podem ser newsletters (boletins digitais informativos), mensagens em grupos de Whatsapp/Telegram, banners, materiais dispostos em flanelógrafos, murais, jornais e revistas impressos e ainda na intranet.     

Existem muitas vantagens em manter a comunicação interna de uma organização, entre elas a aproximação entre os setores, maior engajamento com os objetivos da instituição, facilidade na hora de integrar novos colaboradores, redução de boatos, possibilidade de uma melhor gestão em momentos de crise. 

Serviços de design – Responsáveis pela criação de conceitos visuais de produtos e de projetos, os profissionais do design desenvolvem a comunicação visual de marcas, fachadas, adesivos, panfletos, anúncios, entre outras peças. 

Além disso, o designer cria logotipos, animações, embalagens e a parte visual de páginas da web. Os profissionais que trabalham nessa área podem ser formados em Design, Publicidade, Comunicação Social, Sistemas e Mídias Digitais ou similares. 

Esse trabalho pode fazer parte de uma equipe de Ascom com o objetivo de gerar uma comunicação assertiva utilizando cores, formas, fontes e imagens estratégicas para passar uma mensagem. 

Social media – À frente das redes sociais, os profissionais que atuam na função de social media fazem a gestão, criam estratégias e conteúdos para os perfis de empresas, instituições ou pessoas que utilizam esses espaços de maneira profissional.

Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, TikTok… Atualmente, existem diversas plataformas que podem ser utilizadas como forma de monetização, relacionamento e posicionamento de marcas (pessoal ou jurídica). É de extrema importância para uma instituição estar na internet, afinal, é onde o público está. 

O Social Media, normalmente, além da criação de conteúdo, faz também agendamento de posts, criação de artes, monitoramento e desenvolvimento de estratégias de engajamento. 

Essas são apenas algumas atribuições da Assessoria de Comunicação, um setor multitarefas e de grande importância dentro das instituições.