ESP/CE participa do lançamento do Programa C-Jovem; iniciativa capacitará 100 mil estudantes

19 de abril de 2022 - 09:44 # # # # #

Texto: Daniel Herculano (Ascom Casa Civil) e Elon Nepomuceno (Ascom ESP/CE) | Fotos: Tatiana Fortes e Elon Nepomuceno

C-Jovem tem a meta de capacitar 100 mil estudantes, em até cinco anos

O Governo do Ceará continua com sua vocação em investir em educação e em programas que mudam a vida dos cearenses. Nessa segunda-feira (18), lançou o Programa C-Jovem. A iniciativa alcançará todo o Estado, com meta de capacitação de 100 mil estudantes, em até cinco anos, no desenvolvimento de tecnologias, como Infraestrutura 5G, Desenvolvimento Android e Nuvem. O evento teve a participação da governadora Izolda Cela.

“Em nosso governo há um movimento voltado para construir uma sociedade melhor, mais digna e mais justa aos cearenses. Nós sabemos dos desafios que passamos diante de uma transformação digital. Mas, com o C-Jovem, estamos seguindo o fluxo, para não perder a chance de usar essa inteligência e tecnologia para transformar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho, como um forte vetor do desenvolvimento humano no Ceará”, destacou a gestora.

Também estiveram presentes na solenidade dirigentes das secretarias estaduais envolvidas, representantes de empresas parceiras no projeto, de lideranças políticas e de instituições de ensino superior cearenses, além da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Diretora de Inovação e Tecnologias da ESP/CE, Alice Pequeno parabenizou a governadora Izolda Cela pela iniciativa

Representou a autarquia na cerimônia, a diretora de Inovação e Tecnologias, Alice Pequeno. “Para nós, é motivo de muita honra participar do lançamento do programa [C-Jovem], tendo em vista que a ESP também está atenta à incorporação de tecnologias e à capacitação de jovens para o mercado de trabalho na área das Tecnologias da Informação e Comunicação”, pontuou.

Mais sobre o C-Jovem

A ação, de caráter multi-institucional, nasce diante da necessidade de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil e também frente aos entendimentos com o setor para o desenvolvimento do Ceará. É fruto de uma proposta conjunta do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Educação (Seduc); do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece); e Planejamento e Gestão (Seplag), por intermédio da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará (Etice). Neste primeiro momento, participam as Instituições de Ensino Superior (IES): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Ceará (UFC). São parcerias as empresas Amazon Web Services (AWS), DELL, Huawei, Google e Oracle.Também participam Sebrae/CE, Federação das Indústrias do Ceará (FIEC/Senai), Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio/Senac), Instituto Iracema Digital e Instituto Atlântico.

O projeto-piloto que inicia a implantação do C-Jovem na rede pública estadual de ensino capacitou mais de 200 professores, que agora repassam conhecimentos a 4.358 alunos dos cursos técnicos em Rede de Computadores e em Informática de 109 Escolas Estaduais de Educação Profissional. “A partir do segundo semestre deste ano avançaremos de acordo com as avaliações, com os alunos sendo preparados para o mercado de trabalho, e com um certificado internacional”, informou a secretária da Educação, Eliana Estrela.