Chamado à intersetorialidade marca primeiro dia de apresentações das diretorias e gerências da ESP/CE

5 de abril de 2022 - 16:50 # # # # # #

Texto: Daniel Araújo | Fotos: Raiane Ferreira

As mudanças por que a estrutura da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passa desde fevereiro deste ano já são uma realidade. Passado a etapa de apresentação dos novos organograma, diretorias, mapa estratégico e os macroprocessos por eixos estratégicos, é chegado o momento de se conhecer um pouco mais aprofundadamente cada uma das diretorias e gerências que compõem a Escola .

Reunidos no auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes, os profissionais da autarquia acompanharam, na manhã desta terça-feira (05)  a apresentação das equipes da Diretoria de Educação e Extensão (Deduc) e da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides). Durante o encontro, cada diretor apresentou suas equipes, as entregas realizadas pelas áreas e as principais metas estabelecidas para os próximos anos. 

O superintendente Marcelo Alcantara reforçou a importância da participação dos profissionais da ESP na apropriação de cada um desses processos apresentados. “É muito importante a gente pensar sobre o que estamos fazendo. Estamos reestruturando a distribuição física dos vários setores da Escola. Com qual objetivo? Evoluir. Trazer maior interação, melhores resultados, fazer as equipes se conhecerem e trabalhar os vários setores, dentro de projetos que são intersetoriais”, destacou. 

Esse fazer intersetorial também foi pontuado pela diretora de Educação e Extensão, Olívia Bessa. A gestora apresentou o propósito da área cujo foco é o fortalecimento do sistema de saúde e a qualidade do cuidado com as pessoas a partir da construção de uma rede integrada entre conhecimento e ações de educação, formação e a capacitação da força de trabalho em saúde. 

“Nosso centro são as pessoas no desenvolvimento de um trabalho em rede colaborativa onde a gente tenha um diagnóstico e uma avaliação da nossa força de trabalho, da gestão, e dos nossos processos educacionais”.  Parte desses resultados podem ser percebidos nos números dos programas de Residência em Saúde da instituição. Juntas, tanto a Residência Médica e Residência Multiprofissional e Uniprofissional ofertaram de janeiro de 2019 a março de 2022 cerca de 2.777 vagas no Ceará. Desse total, 1.903 concluíram todo o processo formativo. 

Na atual estrutura do organograma da ESP, a Diretoria de Educação e Extensão (Deduc) é formada por quatro gerências: Educação Permanente em Saúde; Pós-Graduação em Saúde; Educação Profissional em Saúde; e Extensão em Saúde. 

Desenvolvimento Educacional

Além da Deduc, a manhã contou com a partilha dos projetos e equipes que compõem a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides) da ESP/CE. O diretor de Desenvolvimento Educacional, José Batista Tomaz, conduziu as apresentações dos times. O gestor enfatizou o fortalecimento das ações integradas que a diretoria passa a reunir a partir do somatório do trabalho entre as diferentes gerências que fazem parte da estrutura da área. 

“Várias outras ações que não estavam ligadas ao antigo Centro de Desenvolvimento Educacional, como a Secretaria Escolar e o Núcleo de Seleções, por exemplo, agora integram nosso trabalho. Isso mostra a importância do que temos a fazer para que nossos propósitos sejam de fato alcançados”, disse. Pelo novo organograma da Escola, o Dides passa a ser composto pelas Gerência de Avaliação e Seleções; Secretaria Acadêmica;  Núcleo de Educação a Distância e Teleducação; e pelo Centro de Simulação em Saúde (CSS).

Nesta quarta-feira (06), as apresentações seguem na ESP/CE com a partilha dos trabalhos realizados pela Diretoria de Inovação e Tecnologias (Ditec); Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes); Gerência de Inovação e Soluções Digitais (Ginov); Gerência de Inteligência em Saúde (Ginte);  Laboratório de Inovação no SUS do Ceará (Felicilab); e Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec).