I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola encerra atividades discutindo práticas de ensino

10 de dezembro de 2021 - 15:16 # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

 

 

Em seu último dia, o evento discutiu práticas de ensino na saúde.

No seu último dia de atividades, o I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola e ObservaEPS discutiu sobre as experiências e perspectivas da educação permanente em saúde do Ceará. O evento, que teve início na última quarta-feira (08), foi transmitido pelo canal oficial do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). 

Durante a manhã, o painel “Regulação das Práticas de Ensino na Saúde” debateu os desafios e as perspectivas da área. A apresentação foi feita pelos representantes do Sistema de Registro de Práticas de Estudo da Rede Estadual Saúde Escola (SIS-RPES), José Luís Paiva, Camila Colares e Samara Mesquita. Após a exposição, ocorreu uma rodada de discussão com representantes de unidades de saúde e instituições de ensino cearenses. 

“Esse processo de regulação tem toda sua implicação com a proposta do projeto da Rede Saúde Escola. O intuito é o de tornar todos os espaços e serviços sanitários, sejam eles de gestão ou controle social, em espaços de formação e cenários de práticas”, contextualiza o  assessor técnico da ESP/CE, José Luiz Paiva. 

No período da tarde, ocorreram as apresentações das oficinas de validação e reconhecimento dos Manuais de Implantação e/ou Implementação de Núcleos de Educação Permanente em Saúde. O encerramento aconteceu no fim do dia com uma atividade em grupo na Praça da ESP/CE.

>>> I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola: educação permanente é foco do 1º dia de evento

O evento teve como principais objetivos o fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde no Ceará, compartilhar os resultados do primeiro ano do Projeto de Implantação e Implementação da Rede Estadual Saúde Escola. Durante os três dias de evento, o encontro compartilhou experiências em arte, cultura e as vivências em Educação Permanente em Saúde nas regiões, municípios e unidades de saúde da Rede Sesa.

O evento objetivou o fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde no Ceará.

Educação Permanente em Saúde

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é compreendida como um conceito pedagógico que relaciona ensino, serviço, docência e saúde, por meio da interação de eixos do desenvolvimento profissional, da gestão setorial e do controle social. A EPS tem por base os pressupostos da aprendizagem significativa que devem ser orientadores das ações de desenvolvimento profissional e das estratégias de mudança das práticas de saúde.