Oficina inicia processo de atualização dos currículos da Residência Multiprofissional da ESP/CE

17 de novembro de 2021 - 16:31 # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

Como pensar estratégias de aperfeiçoamento e requalificação dos elementos conceituais que compõem o currículo por competência de uma Residência Multiprofissional em Saúde? Foi partindo dessa interrogação que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou nesta quarta-feira (17) as atividades da sua Oficina de Requalificação do Currículo dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti).

O evento ocorreu na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e reuniu o corpo de gestores da ESP/CE, residentes, preceptores e supervisores das turmas VII e VIII do programa de residência multiprofissional da Escola. A iniciativa tem como objetivo qualificar e atualizar o currículo do projeto a partir dos seus eixos específicos e núcleos profissionais. Esse foi o primeiro de outros oito encontros que ocorrerão quinzenalmente até fevereiro de 2022.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou o valor da residência tanto para a sociedade quanto para o sistema de saúde brasileiro e reforçou o caráter de integração entre os programas das residência médica e multiprofissional da ESP/CE. “Isso requer uma abordagem que vai além da prática tradicional do ensino e reflexão crítica sobre qual é o papel nosso dentro de uma equipe de saúde.”, pontuou.

A supervisora do Centro de Residências em Saúde (Ceres) da ESP/CE, Alciléa Carvalho, reconheceu a integralidade como valor do processo de construção da Resmulti e lançou uma questão. “Como é que nós vamos avançar no componente específico de cada profissão, mas sem romper de forma alguma com o que esse programa tem de mais valioso, que é a interprofissionalidade, que é a atuação colaborativa?”, instigou, adiantando que a proposta é que os encontros de janeiro de 2022 já contem com a participação e parceria da Residência Médica da Escola.

As oficinas serão realizadas até fevereiro de 2022 com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento de competências para a elaboração de perfis profissionais e objetivos de aprendizagem da Residência Multiprofisional em Saúde da ESP/CE

Considerando esse propósito é que as oficinas buscarão trabalhar o desenvolvimento de competências para a elaboração de perfis profissionais, objetivos de aprendizagem, estratégias educacionais e instrumentos de avaliação ensino-aprendizagem da Resmulti. De acordo com a equipe pedagógica do programa, as discussões serão norteadas a partir das experiências nos cenários de prática a fim de se agregar valor à formação em serviço e refletindo na melhoria da produção de cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A requalificação do currículo oportuniza todos os sujeitos envolvidos com a formação de residências multiprofissionais em áreas profissionais da ESP/CE a alterar, qualificar e atualizar competências e objetivos de aprendizagem com a realidade daquele momento”, explica a coordenadora geral da Resmulti, Suzyane Barcelos.

Esse é um papel que a residente em saúde coletiva no município de Quixeramobim, Amanda Braga, entende e tem consciência no atual contexto. “Temos uma visão muito única por sermos residentes em um contexto pandêmico. Podemos trazer essa vivência contribuindo com a melhoria e requalificação do nosso fazer”, afirma Amanda.

Amanda Braga e Eduardo Santana são residentes em Saúde Coletiva nos municípios de Quixeramobim e Crateús.

Do mesmo modo, o residente em saúde coletiva em Crateús, Eduardo Santana, fala dessa devolutiva que as oficinas irão proporcionar. “O intuito aqui é o de trazermos esse olhar de como está o serviço nos municípios e de como a residência pode melhorar sua atuação dentro dos seus cenários de prática”, reflete.

O próximo encontro está previsto para ocorrer em 12 de dezembro, sendo o período da manhã dedicado às aulas e exposições dialogadas e o período da tarde direcionado às atividades nos seis grupos de trabalho formados para a oficina.