Papo SUS destaca boas práticas para uso racional do sangue e melhoria do cuidado transfusional

29 de outubro de 2021 - 13:37 # # # #

Texto: Daniel Araújo | Arte gráfica: Ascom


Além da importante tarefa de fornecer sangue e hemocomponentes, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é responsável por orientar seus profissionais de saúde sobre as principais técnicas para o cuidado do sangue do paciente – já que o melhor sangue para qualquer pessoa é o que apresenta as mesmas características de seu próprio. A discussão sobre essas práticas será tema do próximo Papo SUS, que será realizado na próxima terça-feira (2), a partir das 19h30. A transmissão pode ser acompanhada pelo perfil da @espceara no Instagram.

Participam desta edição a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, e a diretora de Hemoterapia do equipamento, Denise Brunetta. A live abordará assuntos como a relevância do uso racional do sangue e as definições do programa internacional de Gerenciamento do Sangue do Paciente – Patient Blood Management (PBM). Além disso, no encontro virtual, as especialistas vão detalhar sobre como e quando o PBM passou a ser adotado no serviços de saúde cearenses e como ele tem ajudado no atendimento aos pacientes do hemocentro.

Preserva Sangue

Responsável por atender à demanda transfusional de pacientes em cerca de 500 unidades de saúde no Estado, o Hemoce conta atualmente com o programa Preserva Sangue. A iniciativa tem como objetivo orientar profissionais de saúde acerca das estratégias para cuidado do sangue do paciente, de acordo com orientações internacionais.

O projeto foi desenvolvido com base no PBM, proposto e estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para adoção de ações preventivas e de segurança nos processos de transfusão. O Preserva Sangue também oferece consultoria e orientação, durante 24 horas, sobre como transfundir o paciente e reduzir riscos. A avaliação de casos específicos é feita por hematologistas e hemoterapeutas da instituição.

O que é o PBM?

Patient Blood Management é uma abordagem multidisciplinar focada no paciente para otimizar o cuidado médico com qualidade e eficiência. Abrange aspectos da avaliação e manejo clínico do paciente que envolvem a tomada de decisão de transfundir e inclui indicações apropriadas, minimização da perda de sangue e otimização da massa eritrocitária.

O emprego de seus conceitos permite a melhoria da evolução do paciente por meio do uso seguro e racional de sangue e redução de exposições desnecessárias a produtos sanguíneos. No Ceará, há quase duas décadas, existem ações voltadas para o manejo racional do sangue e seus componentes, além do uso de técnicas de conservação do sangue em grandes hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam estaduais ou federais.

Papo SUS

Programas para uso racional do sangue no Ceará
Quando: terça-feira (2), a partir das 19h30
Convidadas: Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce; Denise Brunetta, diretora de Hemoterapia do Hemoce
Acesse em: instagram.com/espceara