ESP/CE realiza visita à sede da Fiocruz no Eusébio; foram discutidas possíveis parcerias

29 de setembro de 2021 - 11:43 # # # #

Texto e fotos: Ariane Cajazeiras

Foto: Ariane Cajazeiras

Uma comitiva de gestores da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizou visita nesta terça-feira, 29, à sede da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, no município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Estiveram presentes no encontro o superintendente da ESP, Marcelo Alcantara; José Xavier Neto, Cientista Chefe da Saúde do Ceará; Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP; Alice Pequeno, gestora do Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP e Barbarah Rebouças, representante da Diretoria de Pós-graduação em Saúde da ESP. Eles foram recebidos pelo coordenador da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, e pelo pesquisador Odorico Monteiro, coordenador da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo, para conhecer as instalações da Fiocruz.

A visita começou pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 e foi guiada pela consultora científica da unidade, Fernanda Montenegro. O equipamento foi inaugurado há um ano para auxiliar na ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental para a vigilância epidemiológica do coronavírus e o enfrentamento da pandemia. O grupo conheceu detalhes dos trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios de Sorologia e de Biologia Molecular e teve acesso ao relatório com os números e os últimos resultados, além das iniciativas e projetos desenvolvidos pelos colaboradores da Unidade. O equipamento já processou mais de 1 milhão de amostras em dez estados brasileiros e participa de diversos inquéritos sorológicos.

Também foram visitados os laboratórios de biotecnologia, onde se realiza pesquisa na área de síntese proteica e nanotecnologia e a Sala-Cofre, datacenter que protege dados processados na Rede Fiocruz contra danos causados por fogo, calor, umidade, poeira e impactos.

Foto: Ariane Cajazeiras

Reunião de alinhamentos

O final da visita foi marcado pelo diálogo com gestores e pesquisadores da Fiocruz Ceará. A pesquisadora da área de saúde da família, Vanira Matos, apresentou ideias de cooperação com os programas de Residências em Saúde da ESP/CE, junto ao município de Tauá, onde há atuação do órgão. Para o superintendente da ESP, Marcelo Alcantara, “além do foco na atenção primaria, é importante ter uma visão integral: saúde da família, saúde coletiva e saúde mental. Atualmente temos 26 residentes em Tauá. Seria interessante abraçar um projeto Fiocruz, ESP e prefeitura de Tauá, inclusive trabalhando em um diagnóstico e capacitação da força de trabalho da região”.

Também participou da conversa Ivana Barreto, pesquisadora saúde da família, que propôs interação da Revista Ciência & Saúde Coletiva com a Cadernos ESP, revista científica da ESP/CE. A proposta é que artigos sobre saúde da família no Nordeste sejam publicados em edição especial.

Outro assunto abordado foi a inteligência em saúde. Fábio Miyajima, coordenador da Rede Genômica da Fiocruz Ceará, frisou a capacidade de diálogo na área da inteligência, através da análise de dados de vigilância epidemiológica no estado, principalmente no que diz respeito à evolução da Covid-19 no território cearense. De acordo com Marcelo Alcantara, “A ESP está focada em educação, pesquisa na área de saúde e rede de pesquisa clínica. Sendo a ESP agora um Instituto de Ciência e Tecnologia, esse diálogo é fundamental e possível”.

Foram citados ainda projetos de destaque da ESP, como o Elmo – capacete de respiração assistida – o aplicativo iSUS, voltado para qualificação dos profissionais da saúde, e ainda o desenvolvimento da inteligência em Saúde, configurado pelo Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará, CISEC

Foto: Amanda Sobreira (Ascom/Fiocruz)