Curso Básico de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal inicia-se dia 14/09

3 de setembro de 2021 - 16:26 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inicia a partir do próximo dia 14 de setembro as atividades do Curso Básico de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal. A capacitação terá como principal objetivo o desenvolvimento das capacidades de investigação e análise dos profissionais que atuam na vigilância epidemiológica do óbito materno, infantil e fetal no Estado do Ceará.

Ao todo, são ofertadas 25 vagas prioritárias para os profissionais de saúde que atuam na vigilância epidemiológica dos óbitos maternos, infantis e fetais, das Superintendências Regionais de Saúde, Áreas Descentralizadas de Saúde e seus respectivos municípios sede e Núcleos Hospitalares de Epidemiologia das Regiões de Fortaleza e Cariri.

De acordo com o Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) da ESP/CE, os ofícios de mobilização para a inscrição dos participantes já foram encaminhados às Superintendências Regionais de Saúde, Áreas Descentralizadas de Saúde e seus respectivos municípios sede e Núcleos Hospitalares de Epidemiologia do Estado do Ceará. Os profissionais têm até o dia 06 de setembro para realizar inscrição.

A carga horária da formação será de 20 horas. Os principais objetivos de aprendizagem incluem a contextualização das ações no campo da Vigilância do óbito materno, infantil e fetal no estado; e a proposição de ações que contribuam para o planejamento, monitoramento e avaliação dessa área da saúde no território cearense.

Óbitos Maternos

O Ministério Saúde vem adotando uma série de medidas para melhorar a qualidade da atenção à saúde da mulher e o registro dos óbitos maternos. Em 2008, o órgão publicou portaria que enfatiza que os óbitos maternos e os óbitos de Mulheres em Idade Fértil (MIF), independentemente da causa declarada, são considerados eventos de investigação obrigatória com o objetivo de identificar seus fatores determinantes e possíveis causas. A iniciativa ajudou a subsidiar adoção de medidas que possam evitar a sua reincidência, e ainda estabeleceu a regulamentação de prazos e fluxos da investigação.