Portaria institui Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE

25 de agosto de 2021 - 17:11 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Portaria publicada na última semana no Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe mensagem que instituiu o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Vinculado à superintendência da instituição, a área tem como principal finalidade a gerência da política de inovação da ESP, além de ficar responsável pela avaliação e classificação dos resultados de atividades e projetos de pesquisa e inovação.

Ainda em maio de 2021 a Escola foi reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Com a publicação da sua Política de Inovação Tecnológica, também em junho deste ano, o órgão pôde instituir seu NIT e o conjunto de competências delineadas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.

De acordo com Alice Pequeno, gestora do NIT, as atividades da ESP vêm sendo pensadas em articulação ao planejamento estratégico da instituição, integrando todos os setores e instigando os seus colaboradores a criar a cultura da inovação a partir do ambiente de trabalho. “Essa será uma mudança substancial que contribuirá para que as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação sejam direcionadas a dar respostas aos problemas e necessidades de saúde”.

Ainda segundo a gestora, todo esse conjunto de novas atribuições já está sendo colocado em ação a partir de uma série de projetos que o núcleo tem desenvolvido nos últimos dois meses. Ela cita a integração da área junto a outros órgãos no estabelecimento de parcerias na realização e participação em projetos de inovação, como o NIT Ceará e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – Ceará).

“Estamos firmando um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) para criar uma rede de inovação aberta em saúde e um laboratório de prototipação em saúde com importantes dispositivos a serem desenvolvidos”, adianta. Outra atividade relevante consiste na participação do maior prêmio de inovação do setor público conduzido pela ENAP. Dentre as 219 propostas, a ESP está entre os 16 finalistas “Isso revela que a inovação na ESP já nasce robusta e transborda”. completa.

ICT

As novas atribuições da ESP/CE foram aprovadas pela Assembleia Legislativa do Ceará em 29 de abril deste ano. A mensagem, encaminhada pelo Governo do Estado do Ceará, modificou a Lei Nº 12.140, de 22 de julho de 1993 sobre a criação da ESP/CE, que passa a ser reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Com a nova legislação, a ESP/CE tornou-se um Centro de Inteligência em Saúde Pública, ampliando o nível de especialização dos profissionais e expandindo a sua atuação no campo da saúde pública no Ceará.

Nesse contexto, a instituição poderá desenvolver pesquisas e inovação em prol do sistema público de saúde, estando apta a captar receitas provenientes de suas atividades na qualidade de ICT pública, melhorar a ambiência administrativa, além de promover ‘startups’ e outros empreendimentos em áreas de interesse no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).