ESP/CE participa de 1° Simpósio do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann

17 de agosto de 2021 - 17:04 # # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

Pensar a respeito das perspectivas que o momento pós-pandemia pode trazer ou demandar para o campo da saúde. Foi em torno desse tema que gestores e profissionais da saúde estiveram reunidos nesta terça-feira (17) durante o 1° Simpósio do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann. A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participou do evento, representada pelo seu superintendente, o pneumologista e intensivista Marcelo Alcantara.

O gestor participou da mesa redonda com o tema “Os desafios da retomada da assistência: o que aprendemos?”, que também reuniu a superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Riane Azevedo; o gerente de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, Antônio Lima Neto e do Coordenador da Rede Pré-Hospitalar e Hospitalar de Fortaleza, João Batista Silva.

Para o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, um dos inúmeros aprendizados deixados pela pandemia foi o entendimento de que é possível inovar no setor da saúde e dentro de uma situação de crise. “A inovação, humanização e a gestão são pautas centrais do sistema de saúde de uma sociedade que quer evoluir”.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, participou da mesa redonda com o tema “Os desafios da retomada da assistência: o que aprendemos?”

Esse pensamento sobre os índices de evolução da sociedade em paralelo com a área da saúde também foi ressaltado por Antônio Lima Neto. Para o gestor, os desafios que o Brasil enfrenta não estão restritos à criação e manutenção de um sistema de saúde mais eficiente. “Não iremos impactar nossos indicadores de saúde se a gente não combater e tentar reduzir as desigualdades sociais que nós temos”, enfatizou.

O primeiro Simpósio do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann marcou a comemoração dos nove anos da instituição. Também participaram do evento a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite e a secretária adjunta da pasta, Aline Gouveia. A programação contou ainda com a realização de palestras, rodas de conversa e apresentações culturais.

Hospital e Maternidade

Unidade referência em atendimento materno e infantil, trauma, clínico cirúrgico, e, atualmente, também na assistência aos casos de Covid-19, o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher de Fortaleza) completa, neste mês de agosto, nove anos de atuação na Capital.

Inaugurado no dia 17 de agosto de 2012, no bairro Jóquei Clube, o equipamento integra a rede de atenção secundária da saúde de Fortaleza e funciona como suporte para a rede hospitalar municipal e estadual, recebendo exclusivamente os pacientes que são encaminhados por meio da Central de Regulação de Leitos do Município de Fortaleza.

Dividido em quatro blocos, a unidade conta também com um centro de estudos e pesquisas, um centro ecumênico e um auditório com espaço para acolher até 250 pessoas. Hoje, o hospital conta com 173 leitos, sendo 30 de ortopedia e traumatologia, 58 obstétricos, 19 clínicos e 18 cirúrgicos.