ESP/CE abre nova turma do curso básico de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada

17 de agosto de 2021 - 09:01 # # # # #

Em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Covep/Sesa), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), inicia a segunda turma do Curso Básico de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada a partir do dia 25 de agosto.

O objetivo do curso é orientar o encaminhamento da vítima nos serviços de assistência às pessoas em situação de violência. São ofertadas 50 vagas direcionadas para as cidades que possuam Observatório Municipais de Causas Externas ou que estão com o equipamento em processo de implantação.

Profissionais que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além das coordenações de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Básica em Saúde dos municípios, devem passar pela capacitação.

Os ofícios de mobilização e as fichas de inscrições foram encaminhados aos públicos prioritários do curso.

Formação

Com duração de 30 horas-aula, o Curso Básico de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada ocorrerá de forma remota via plataforma Google Meet nos dias 25 e 26 de agosto e 1° e 02 de setembro. A primeira turma, realizada em junho deste ano, capacitou cerca de 50 profissionais.

A meta é melhorar a qualidade do preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada, tendo em vista a sua importância no processo de coleta de informações no âmbito da saúde. Com isso, contribui na implementação de ações e elaboração de políticas públicas de acordo com a necessidade dos setores da sociedade.

Curso Básico de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada

Dias 25 e 26/08 e 1º e 02/09
Público-alvo: profissionais dos serviços do Creas, Cras e Caps, e coordenações de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica em Saúde dos municípios que possuam Observatório Municipais de Causas Externas ou com o equipamento em processo de implantação

Atualização em 20 de agosto de 2021: a realização do curso será adiada. Uma nova data será divulgada em breve.