Webconferência discute água, higiene e saneamento para prevenção e controle da Covid-19

11 de junho de 2021 - 08:31 # # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

Entre as formas de proteção contra a Covid-19, a mais efetiva é a higiene. E os elementos infraestruturais são determinantes enquanto forma de prevenção, incluindo, por exemplo, o saneamento básico e o acesso a água. Para debater o assunto, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realizará no dia 14 de junho a webconferência “Água, Higiene e Saneamento para Prevenção e Controle da Covid-19”.

A transmissão será realizada pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da escola a partir das 15 horas e contará com as participações da pediatra e especialista em Saúde pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Tati Andrade; e da enfermeira e mestre em Saúde da Criança e Adolescente, Mara Pinheiro.

Para Mara Pinheiro, o contexto pandêmico acentuou ainda mais a realidade precária de muitas famílias no país, pela dificuldade de acesso contínuo a serviços de água e saneamento, por exemplo. “A pandemia infelizmente veio nos mostrar que, além de termos de lidar com o vírus, o quanto nossas famílias estão desprotegidas. Muitas ainda não dispõem de água em suas torneiras ou dependem de carros pipas para abastecimento”, reflete.

A pesquisadora também destacou o papel das parcerias interinstitucionais e das ações do poder público no fortalecimento às medidas protetivas no tocante à luta contra a Covid-19 principalmente em favor das famílias com menos recursos. “O acesso a água e ao saneamento é estrutural, político, cultural e educacional além de econômico. É um dever moral” finaliza, citando o Marco Regulatório do Saneamento Básico do Brasil aprovada pela Lei 14.026/20.

Serviço

Webconferência: Água, higiene e saneamento para prevenção e controle da Covid-19
Quando: segunda-feira (14), às 15h
Acesse a transmissão abaixo: