ESP/CE realiza série de ações alusivas ao Dia da Luta Antimanicomial

18 de maio de 2021 - 16:34 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Há 34 anos o Brasil rememora o Movimento da Reforma Psiquiátrica por meio do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Celebrada anualmente em 18 de maio, a data coloca em foco a importância do exercício de uma psiquiatria livre de preconceitos. E a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) realiza uma série de atividades alusivas a esse movimento durante o mês de maio.

As ações ocorrem sob coordenação da equipe de tutores do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti). Ainda na tarde de ontem (17) as residentes multiprofissionais em Saúde Coletiva, Andressa Martins do Nascimento e Maria Eliza Xavier Magalhães, realizaram palestra sobre Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica no Brasil. O encontro fez parte das atividades da Semana da Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola. 

De acordo com Núbia Caetano, tutora do Programa de Residência multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, essas ações foram pensadas justamente para que os residentes pudessem refletir e debater com diferentes grupos sociais o tema. “Essa é uma realidade ainda existente em nosso país. E a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento psíquico também passa direito de ser tratado com dignidade, tanto nos serviços de saúde pública como privados, como na sociedade”, ressalta. 

A agenda dos residentes multiprofissionais da ESP/CE seguiu ao longo de todo o dia de hoje. Reunidos no cruzamento das avenidas Dom Manuel com Avenida Monsenhor Tabosa, os profissionais das turmas de Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva realizaram um “pedágio do bem” levando mensagens sobre a defesa da saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) e na defesa das pessoas que precisam de tratamento em liberdade. A equipe dos residentes multiprofissionais em Saúde da Família do município de Limoeiro do Norte também realizou ação semelhante na manhã desta terça-feira (18). 

As atividades dos residentes multiprofissionais da ESP/CE também se multiplicam por meio de diferentes produções em vídeo e postagens sobre os desafios da causa nas redes sociais de outros municípios cearenses como São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Icapuí, Quixeramobim, Crateús.

Dia da Luta Antimanicomial

Considerada pelos profissionais da saúde mental no Brasil uma conquista e avanço no tratamento às pessoas com transtornos psiquiátricos, o Dia da Luta Antimanicomial faz referência às reformas ocorridas no âmbito do SUS. 

Alterações essas que, entre outras grandes mudanças, possibilitaram a criação de uma nova rede de serviços dotadas por equipes multiprofissionais. Profissionais esses aos quais os residentes em saúde da ESP/CE vêm somar nessa bandeira cotidiana pela saúde mental no Brasil.