Residência Multiprofissional da ESP/CE Saúde conclui Semana de Imersão nesta sexta, 12

12 de março de 2021 - 10:48 # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

Os novos 387 residentes multiprofissionais da turma VIII do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti ESP/CE) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, concluem nesta sexta-feira (12) a etapa introdutória na sua formação. Com o encerramento das atividades da Semana de Imersão, que segue ao longo de todo o dia de hoje, os profissionais residentes iniciam já na próxima segunda-feira (15) as atividades do módulo de territorialização em saúde.

Ao longo das últimas duas semanas, os estudantes foram apresentados ao programa como um todo e participaram de uma série de atividades entre webpalestras, aulas online e rodas de conversa totalmente desenvolvidas em ambiente virtual. A enfermeira Charlyane Brito, tem participado dessa programação de acolhimento e destacou o período como sendo de grande aprendizado.

“Está sendo um momento de muita troca de experiência e conhecimento. E tudo tem sido preparado com muita organização para nos ajudar a dirigir nossas ações nos próximos dois anos”, afirma a residente em Saúde da Família e Comunidade, que atuará em Fortaleza. Todo esse referencial teórico apresentado nesse período também foi destacado por Geyse Luna, que compõe a equipe pedagógica da Resmulti.

A gestora explica que esse é tanto um momento de recepção desses estudantes quanto de partilha sobre as macrocompetências do programa como um todo. “Apresentamos a questão das políticas públicas, o Sistema Único de Saúde (SUS), a Educação Popular, e a Educação Permanente, entre outros temas”, lista.

Para o enfermeiro e residente em Infectologia, Wesclei de Lima, todo esse apanhado teórico inicial foi importante para ambientá-los na história e diretrizes da saúde pública cearense e nacional. “Nessas duas semanas estamos desenvolvendo um processo de amadurecimento de como funciona a integração do serviço e de como SUS consegue se complementar entre as equipes, alcançando todos os níveis de atenção em saúde”, reitera.

Territorialização em Saúde

Passado esse primeiro momento, os residentes dos componentes Comunitário e Hospitalar, começa na próxima segunda-feira (15) uma nova fase no programa, com o início do módulo “Território e Saúde”.

Essa é uma etapa importante da formação porque os profissionais terão a oportunidade de conhecer o contexto local onde atuarão pelos próximos dois anos, além de identificar os determinantes sociais desses cenários e responder às necessidades dos usuários.

Para que isso ocorresse, e considerando o atual cenário de pandemia do coronavírus, todo o módulo foi readequado considerando as orientações dos órgãos de saúde do estado do Ceará, além da própria dinâmica e protocolos de saúde adotados e mantidos pelos municípios do Estado.

“O diferencial da territorialização agora é porque ela tem como pano de fundo a Covid-19. E a residência multiprofissional não ocorre em paralelo. Ela está inserida dentro dos serviços do SUS e precisa atender ao o que é urgente: o contexto da pandemia”, reforça Geyse Luna.

OUÇA

Leni Nobre, docente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, fala sobre sua participação nas atividades da Semana de Imersão da Resmulti ESP/CE.

Serviço

Programação da Semana de Imersão da Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde
Quando: sexta-feira (12)
Horário: 14 horas
Acesse: canal da ESP/CE no Youtube.