Webconferência debate doenças de pele nesta terça-feira, 19

18 de janeiro de 2021 - 16:32

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Deborah Muniz

Doença crônica transmissível, a hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito e pode ser encontrado no Sistema Único de Saúde. Para debater essa e outras patologias relacionadas à pele, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizará nesta terça-feira, 19, a webconferência “Não é só sobre Hanseníase”. A transmissão ocorrerá no canal oficial da ESP/CE no Youtube a partir das 08h30.

A live terá como convidado o médico dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Heitor de Sá Gonçalves. A mediação será feita pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde (CEESA) da ESP/CE, Luciana Lopes.

Panorama

As doenças de pele representam hoje uma das maiores causas de incapacitação no mundo. Para além do impacto nas questões estéticas, os problemas dermatológicos podem trazer efeitos negativos na vida e saúde das pessoas. Dores, deformidades e transtornos psicológicos são alguns dos principais efeitos nocivos que podem acometer a derme.

Em se tratando da hanseníase, anualmente o Ministério da Saúde faz parceria com estados e municípios para realizar ações de vigilâncias, atenção e controle da doença. Apesar das iniciativas de educação em saúde adotadas, o país tem apresentado indicadores preocupantes em relação à problemática na última década.

Segundo pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos de hanseníase, atrás apenas da Índia. Ainda de acordo com o levantamento, o país registrou cerca de 30 mil novos casos por ano na última década.

Webconferência

Tema: Não é só sobre Hanseníase
Data:
19 de janeiro
Horário:
08h30
Palestrante:
Heitor de Sá Gonçalves – Médico Dermatologista e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.