ESP/CE forma novos 137 Técnicos Agentes Comunitários de Saúde em Quixadá

21 de dezembro de 2020 - 12:38 # # #

Repórter: Daniel Araújo

Tereza José da Silva, iniciou a carreira como Agente Comunitária de Saúde há 8 anos. Desde 2013 ela atua no Sistema Único de Saúde de Quixadá, no Sertão Central, realizando atividades de planejamento e avaliação das ações no âmbito das unidades básicas de saúde. Nesta segunda-feira, 21, ela se junta a outros 136 ACS do município que concluem uma importante etapa da sua formação profissional. Hoje, Tereza se torna Técnica em Agente Comunitário de Saúde.

Em cerimônia realizada virtualmente (clique aqui e assista), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (ESP/CE), encerrou oficialmente as atividades da turma do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) de Quixadá. Iniciada em 2017, a capacitação reuniu profissionais de 6 turmas que atuam em 19 distritos da cidade.

É nesse contexto que Terezinha, como é conhecida na localidade de Combate, realiza um trabalho cotidiano de acompanhamento e promoção da saúde e políticas públicas na região do Sertão Central cearense. “Sou grata por ter participado desse grupo que contribui diretamente para as mudanças de vida e do bem-estar social da população”, ressalta.

A turma de Quixadá foi lançada ainda em março de 2017. Mesmo no contexto da pandemia do coronavírus, o curso teve segmento e manteve suas atividades de forma remota. Foi um processo de adaptação na rotina de trabalho e estudos, como lembra Edilene Félix, ACS da Unidade Básica de Saúde de Riacho Verde. “Concluímos o curso e esse era um sonho nosso. Tivemos dificuldades nesse processo, mas passamos por tudo isso. Hoje, só temos a agradecer”, afirma.

A Diretora designada de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Geni Carmem Clementino, ressalta a relevância da capacitação para os ACS do Ceará. “Eles tiveram que enfrentar desafios, problemas pessoais, uma pandemia. E essa turma permaneceu firme, sempre entendendo a importância da formação para o trabalho que exerce em seus territórios”, destacou.

Pioneirismo

A ESP/CE está entre as sete escolas de saúde pública do país autorizadas a certificar profissionais dessa categoria e que já concluíram turmas nessa modalidade de formação. Desde 2005, já são mais de 13 mil profissionais agentes comunitários de saúde  capacitados em todo o estado do Ceará e mais de 900 foram formados como técnicos. Além de Quixadá, outros municípios como Fortaleza, Tauá, Iguatu e Horizonte já receberam a qualificação.

O curso possui carga horária de 1.800 horas distribuídas em 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de estágio supervisionado. Participam da formação, profissionais de nível médio da rede estadual ou municipal de Saúde. Segundo a coordenação da iniciativa, as vagas são distribuídas para os gestores dos municípios, que alinham as propostas de participação diretamente com os profissionais interessados na capacitação.

Formação

Prevista na Lei n° 10.507/2002, a formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde iniciou-se como resultado de uma mobilização nacional do Ministério da Saúde. Visando a garantia do acesso desses profissionais que atuam no Ceará, a ESP/CE idealizou o curso a partir de itinerários formativos que aliem a escolarização e qualificação desses trabalhadores.

O projeto tem como desafio seguir com a capacitação e profissionalização dos primeiros Técnicos de Agente Comunitários de Saúde do estado. A proposta visa qualificar suas atuações profissionais, fortalecendo-os enquanto categoria profissional, além de potencializar seus papeis no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

OUÇA

A supervisora do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, Márcia Araújo, fala sobre a natureza da formação específica para esses profissionais.