Oficina discute implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde no Ceará

3 de dezembro de 2020 - 15:52 # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: David Tomás

A Educação Permanente em Saúde é uma das principais estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) na promoção de melhores práticas em saúde no território cearense. Visando a implantação e a implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde nos hospitais da Rede SESA, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizará nesta sexta-feira, 4, uma oficina para discutir o assunto.

Organizado pelo Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges-ESP/CE), a apresentação inicia-se a partir das 08 horas na sala 2 do prédio anexo da ESP/CE. O objetivo do encontro será o de promover o alinhamento e a construção de estratégias de implementação desses núcleos nas unidades hospitalares da Rede SESA.

Participarão representantes da Educação Permanente em Saúde e dos centros de estudos do Hospital de Messejana, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Hospital São José de Doenças Infecciosas, Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Geral Dr. César Cals e Hospital Geral de Fortaleza.

De acordo com a equipe do Ceges, o processo faz parte da implementação da Rede Estadual Saúde Escola, cujo objetivo é transformar toda a rede de atenção à saúde, órgãos de gestão e controle social do SUS em espaço de educação e desenvolvimento profissional implicados com a qualidade da atenção prestada à população cearense.

Além do encontro de amanhã, está prevista uma nova visita das equipes às unidades hospitalares da SESA nos dias 10 e 11 de dezembro. As visitas às unidades ambulatoriais ainda estão sendo definidas.  Somado a isso, o projeto prevê a implantação de novos núcleos de Educação Permanente em Saúde nos municípios cearenses e nas áreas descentralizadas de saúde do Estado.

Núcleos de Educação Permanente em Saúde

Os Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) são espaços estratégicos de discussão e implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Suas principais funções são planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente em Saúde nas instituições.

Esse é um processo que se faz não somente no mundo do trabalho, nas instituições e serviços de saúde, mas também a partir de outros espaços formais como a gestão local, municipal e estadual de saúde, Comissão de Integração Ensino-Serviço e Conselhos de Saúde, bem como Movimentos Sociais.

Entre as várias vantagens de se ter um NEPS estão a capacidade de mudança nos modos de ensinar e aprender dos profissionais e cidadãos envolvidos, além da possibilidade de democratização dos espaços de trabalho e da formação de sujeitos críticos, propositivos e reflexivos.

 

OUÇA

O assessor técnico do Centro de Educação Permanente em Gestão da Saúde na ESP/CE, José Luiz Paiva, fala sobre os objetivos e estratégias da oficina.

O gestor também comenta as principais ações futuras envolvendo o projeto de implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde no Ceará.