Saúde do Ceará inicia formação sobre financiamento do processo de doação e transplante

19 de novembro de 2020 - 13:53 # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Encerrando a agenda formativa de 2020 do Projeto de Educação Permanente em Transplantes, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), iniciou nesta quinta-feira, 19, nova turma do Curso sobre Financiamento do Processo de Doação e Transplantes. Ao todo, 40 profissionais de saúde participam da iniciativa que ocorre na sede da ESP/CE até esta sexta-feira, 20.

A formação ocorre em parceria com a Central Estadual de Transplante (CET) e objetiva a capacitação dos trabalhadores de saúde que atuam diretamente nas unidades e linhas de cuidado no campo dos transplantes. Participam da ação, profissionais que atuam nas Centrais Estaduais de Transplantes (CETs), nas Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs).

Ao longo desses dois dias de atividade, os profissionais têm participado de apresentação sobre a política de transplantes do governo federal, os marcos regulatórios e a legislação atualizada, além dos processos de cobranças nos procedimentos de pré-transplantes e pós-transplantes pelos hospitais notificantes e centros transplantadores.

No próximo dia 4 de dezembro, os participantes encerram a agenda do curso com a entrega de um trabalho de dispersão através de um exercício de cobrança de procedimento de acordo com o tipo de estabelecimento de saúde.

Para a enfermeira da CET e instrutora do curso, Mônica Lima, além da capacitação coletiva desses trabalhadores, a formação também estimula diretamente nas tomadas de decisões dos órgãos que compõem a rede de procura e doação de órgãos. “Vemos que após cada curso desse, os hospitais têm se interessado em criar suas CIHDOTTs, se cadastram como hospitais notificantes, fazem aberturas de protocolos e através disso temos aumentado as doações”, contextualiza.

O projeto

Iniciado ainda em fevereiro de 2020, o Projeto de Educação Permanente em Transplantes prevê o desenvolvimento de atividades no período entre 2020 e 2023 com foco no fortalecimento da cultura educacional, assistencial e organizacional da doação de órgãos e tecidos em diferentes áreas das linhas do cuidado em transplantes.

Além da formação com foco no financiamento de processos de doação e transplantes, o projeto realizou ao longo de 2020 cursos para determinação da morte encefálica, processo de doação de órgãos e tecidos, e comunicação em situação crítica. O planejamento incluiu também a realização de rodas de conversa e webconferência sobre o tema.