Saúde do Ceará inicia formação com foco nos processos de doação de órgãos

5 de outubro de 2020 - 16:28 # # #

Repórter e Fotos: Daniel Araújo

A formação dos trabalhadores da área de transplantes é um componente decisivo na qualidade dos serviços ofertados pela área da saúde nas demandas da população. Entendendo a centralidade desse debate foi que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats), e em parceria com a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), iniciou nesta segunda-feira, 05, as atividades do Curso de Qualificação do Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

A formação, que faz parte do Projeto de Educação Permanente em Transplante, segue até esta terça-feira, 06 e conta com a participação de 30 profissionais de saúde. A iniciativa tem entre seus principais objetivos, a capacitação desses profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de diferentes áreas de atenção da linha do cuidado em transplantes através de atividades educativas sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes.

A ideia, segundo a coordenação do projeto, é que essa força de trabalho, que atua nos estabelecimentos hospitalares com Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) recém-criadas, possa contribuir de forma mais significativa e fortalecendo a rede de procura de órgãos no Ceará. O curso encerra seu cronograma com uma atividade de dispersão que ocorrerá em 19 de outubro.

Agenda de Formação

De modo geral, o Projeto de Educação Permanente em Transplantes pretende desenvolver atividades no período compreendido entre 2020 e 2023. O programa prevê outros cursos a serem realizados nesse período, entre eles: Curso de Capacitação para Determinação da Morte Encefálica, Curso de Comunicação em Situação Crítica, e Curso Sobre o Financiamento do Processo de Doação e Transplante.