Saúde do Ceará realiza curso com foco na capacitação para determinação de morte encefálica

6 de novembro de 2020 - 16:15 # # #

Reportagem e Fotos: Daniel Araújo

 

Dando continuidade às ações do Projeto de Educação Permanente em Transplantes, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), realizou nesta sexta-feira, 06, nova turma do Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica. A formação ocorre em parceria com a Central Estadual de Transplante (CET).

Ao todo, cerca de 25 médicos participam desta turma. A perspectiva é que 128 profissionais sejam capacitados nas 4 turmas previstas para o projeto deste curso em específico. Iniciada ainda em fevereiro de 2020, a capacitação objetiva a formação de médicos na realização de diagnósticos de morte encefálica, uma das principais linhas de cuidado em transplantes.

De acordo com a CET, a formação dos trabalhadores da área de transplantes, de modo sistêmico e integrado, é um componente decisivo capaz de fortalecer e aumentar a qualidade da resposta do setor às demandas da população.

A capacitação dos médicos para determinação de morte encefálica é um dos requisitos exigidos pela resolução nº 2.173/2017, que trata dos critérios do diagnóstico de morte encefálica. Além da realização do curso nessa especialidade, exige-se mínimo de um ano de experiência no atendimento de pacientes em coma ou que tenham acompanhado ou realizado pelo menos dez determinações de morte encefálica, procedimento imprescindível para a identificação e manutenção de potenciais doadores.

Ainda na tarde desta sexta-feira, foi realizado uma atividade prática da capacitação envolvendo um treinamento de simulação realística. Os profissionais simularam situações práticas nas estações de “lesgislação”, “teste da apneia”, “exame clínico” e “neuroimagem”. Além da presente turma do curso, o Projeto de Educação Permanente em Transplantes prevê a realização de mais uma em 27 de novembro próximo.

Educação Permanente em Transplantes

O Projeto de Educação Permanente em Transplantes pretende, por meio de parceria da ESP/CE e do CET, desenvolver atividades no período compreendido entre 2020 e 2023. O programa prevê outros cursos a serem realizados nesse período, entre eles: Curso de Comunicação em Situação Crítica e Curso Sobre o Financiamento do Processo de Doação e Transplante.