EpiSUS Fundamental inicia nova turma em 03 de agosto

17 de julho de 2020 - 17:07 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) iniciará no próximo dia 03 de agosto nova turma do curso EpiSUS Fundamental. A formação ocorre em parceria com Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e tem como objetivo capacitar exclusivamente os profissionais que atuam nos serviços de saúde pública e que são responsáveis pela vigilância em saúde ou atenção primária em saúde a nível local ou regional no municípios cearenses.

Em função do atual contexto de pandemia do coronavírus, a capacitação ocorrerá neste segundo semestre de 2020 de forma remota. Para tanto, a coordenação do curso recomenda que os profissionais que participarão da iniciativa tenham acesso à equipamentos eletrônicos (computadores/notebooks) e conectividade (internet).

As oficinas online ocorrerão no formato de videoconferência. As atividades terão início a partir do dia 3 de agosto no horário de 08h30 às 12 horas. Os ofícios de mobilização e as fichas de inscrições serão encaminhadas às secretarias municipais de saúde e secretarias regionais dos municípios prioritários. Os órgãos que desejarem entrar em contato acerca da formação poderão fazê-lo pelo e-mail bruna.dias@esp.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3101.1400.

A formação terá carga horária de 180 horas distribuídas em encontros em ambiente virtual e atividades de ensino e aprendizagem em serviço. Ao todo, o curso estará dividido em 5 módulos. A previsão de conclusão é para outubro de 2020.

O curso

O EpiSUS Fundamental é um programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do SUS. Adota a característica central de ser um treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação.

Ao longo do seu percurso formativo são abordados temas que tratam de análise e interpretação de dados de vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.