I ConGpR conclui atividades refletindo perspectivas para gestão pública do futuro

13 de março de 2020 - 18:39 # #

Repórter: Daniel Araújo Fotos: Déborah Muniz

Reunindo cerca de 2.000 pessoas ao longo dos três últimos dias em um total de quase 20 horas de atividades sobre os rumos e diretrizes da administração pública do futuro, o I ConGpR concluiu nesta sexta-feira, 13, sua agenda no Centro de Eventos do Ceará. A programação do último dia de evento contou com muita partilha de informações, conhecimentos e ideias sobre os caminhos da gestão pública para resultados do futuro.

Esse foi o ponto de partida da fala do ex-governador do Ceará Ciro Gomes. Durante palestra magna com o tema: “Perspectivas para a Gestão Pública”, o gestor refletiu sobre o atual contexto sócio-econômico brasileiro à luz das lições do nosso passado histórico e político recente. Para o parlamentar, o Brasil precisa entender e substituir o âmbito onde o debate está acontecendo de uma espécie de passionalidade odiosa para uma racionalidade inteligente.

“Posso dizer do alto da minha vivencia que o Brasil está vivendo a maior crise da sua história. Não há precedentes de uma crise com tal caráter multifacetado simultâneo no tempo pesando sobre a sociedade brasileira”, afirmou, destacando a natureza estrutural-econômica, política e institucional dessa conjuntura.

Para Ciro, as ramificações desses desafios atravessam também a perda de confiança da população no sistema democrático brasileiro. Segundo o ex-governador, somente uma nação capaz de estabelecer um ambiente de diálogo e de confrontação de ideias pode ser justa com seus cidadãos e aos seus princípios e desejos de dias melhores. “Ou nós trocamos esse ambiente irracional, emocional, superficial, por um esforço de reflexão didático, plural, sem presunção de donos da verdade, sem intolerância, com respeito à diferença, ou dificilmente nós acharemos para nossa geração uma saída”, disse.

Além da palestra de Ciro, uma outra mesa reuniu o Deputado Federal Mauro Filho e o Superintendente de Comunicação e Divulgação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Conceição em torno do tema: O Plano Brasil e os impactos na Gestão Pública.

De acordo com Mauro Filho, a experiência do estado do Ceará no campo fiscal pode ser um modelo para a União. Na leitura do gestor, o estado tem há alguns anos o entendimento de que o ajuste fiscal não é um fim em si mesmo. “O ajuste fiscal é dotar os municípios, estados e a União de ter condições financeiras de atender as demandas da população cearense, brasileira e assim por diante”, frisou.

Ainda segundo o deputado federal, é papel dos governos criar mecanismos para explicar à população os conceitos e benefícios do controle de ajuste fiscal.“É explicarmos porque um componente fiscal controlado significa mais dinheiro para as pessoas. E o governo federal infelizmente não tem conseguido fazer isso”, destacou, ressaltando que “no Ceará, não se trabalha apenas despesas, que é o grande equívoco do governo federal”, finalizou.

Balanço

O Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Avilton Júnior, fez um balanço do evento. “Estamos bastante contentes com o resultado. O público compareceu massivamente e permaneceu durante toda a programação. E entendemos que o planejamento que havíamos idealizado está acontecendo conforme tínhamos construído e a repostas que estamos ouvindo nos corredores e nos bastidores está sendo a melhor possível”, avaliou.

Ainda segundo o gestor, a intenção é que a segunda edição do congresso ocorra já em 2021, provavelmente no mês de março. “Ate mesmo para continuarmos no debate e na discussão e na geração de conhecimentos e troca de experiências”, finalizou.

Ao longo dos últimos três dias, o I ConGpR trouxe para Fortaleza palestras, mesas redondas, “short talks” e outros relevantes debates sobre os seguintes temas: visão estratégica e escolha de prioridades, inovação para resultados, gestão e desenvolvimento de pessoas, governança, tecnologia, transparência e controle social na perspectiva do Tribunal de Contas, participação cidadã na implementação de políticas públicas, Parcerias Público-Privadas (PPP) e acordos de resultados como mecanismo de melhoria de gestão no estado do Ceará.

O congresso foi uma realização da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Durante a programação, o Governo do Ceará apresentou algumas das suas principais experiências e resultados de sucesso obtidos por meio da gestão para resultados. Estados como Maranhão, Pernambuco, Bahia, Goiás e Pará também apresentarão suas experiências na área.