Centro de Inteligência em Saúde é destaque no I ConGpR

13 de março de 2020 - 12:51 # #

Repórter: Jackson de Moura Fotos: Deborah Muniz

Em formato de short talk, modelo de apresentação leve e dinâmico, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Dr. Marcelo Alcantara, apresentou o projeto do Centro de Inteligência em Saúde nesta sexta-feira, 13. O equipamento, que deve ser implantado na ESP/CE ainda em 2020, é um dos destaques do último dia de programação do I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (ConGpR), realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, pela ESP/CE e Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado.

Um dos pilares do planejamento estratégico integrado da saúde, que reúne uma série de ações a serem implementadas nos próximos anos, o Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (CISEC) é parte crucial de um novo momento das políticas da área e da ESP/CE, pautadas pelo desenvolvimento de projetos com foco em ações de educação em saúde, da qualificação da força de trabalho, gestão do conhecimento na rede de assistência à saúde, pesquisa e análise situacional em saúde, e soluções inovadoras.

A ideia do equipamento, conforme apresentou Dr. Marcelo Alcantara, é integrar ciência e tecnologia às necessidades das políticas de saúde. “O Centro vai transformar dados em informações que vão subsidiar a tomada de decisões estratégicas no âmbito da saúde do Estado do Ceará”, destacou.

CIÊNCIAS DE DADOS

O projeto surge a partir da necessidade de implantar um sistema de inteligência que avança do levantamento e processamento de dados para um cunho analítico dos indicadores do Estado.

A iniciativa é uma inovação da Plataforma de Modernização da Saúde, lançada pela Secretaria da Saúde do Estado em agosto do ano passado.

Para isso, o Centro terá uma equipe composta por engenheiros e cientistas de dados, consultores, médicos e demais profissionais da saúde e de outras especialidades. Estes profissionais vão, a partir da análises de dados, estabelecer modelos, alertas e previsões no âmbito da saúde em vários eixos, como na epidemiologia.

Com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), o equipamento será instalado na ESP/CE e será uma das iniciativas a serem executadas esse ano como parte do plano de políticas de saúde do Estado previsto para até 2023.

SHORT TALKS

Permeando a abordagem “Tecnologias e Temas Emergentes”, as shorts talks também discutiram outras iniciativas. A diretora do Observatório da Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Cláudia Leitão, falou sobre economia criativa como modelo de desenvolvimento.

Já a inovação no ambiente de negócios no Estado foi levantada pela presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro.

O evento também trouxe de Minas Gerais o pesquisador do Centro de Pesquisas Rene Rachou, Romulo Paes. Ele falou sobre ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Gestão Pública.